Ao longo dos 31 dias de julho, o primeiro mês de operação da maternidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, registrou o nascimento de 71 crianças, sendo 41 meninos e 30 meninas. Além dos nascimentos, o serviço também prestou 449 atendimentos e consultas às gestantes e 11 crianças necessitaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.
A maternidade que atende pelo SUS é referência para os 49 municípios da macrorregião da serra. O serviço iniciou no dia 1º de julho, fruto de uma parceria entre prefeitura e a Associação Cultural e Científica Virvi Ramos. O espaço no bairro Madureira opera em um local transitório até que a nova ala esteja completamente pronta. O espaço em operação conta inclusive com UTI neonatal com oito leitos, serviço que não era mais ofertado no Pompéia.
O primeiro nascimento na nova maternidade foi registrado às 12h12min do primeiro dia de operações. Ayla Dornelles entrou para a história de Caxias do Sul por ser a primeira criança a nascer no local após o serviço deixar de ser prestado em estrutura no Hospital Pompéia.