Na véspera do Dia dos Pais, quinta melhor data para o comércio, o sábado (10) é de lojas movimentadas em Caxias do Sul. Promoções, horários estendidos e diversidade de opções são as apostas de quem tem recebido os clientes de última hora.
A tradicional pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias) entrevistou 770 moradores e apontou que entre as principais escolhas estão os artigos de vestuário (40,1%), calçados (16,7%), bebidas e alimentos (10,9%) e perfumes e cosméticos (10,8%).
A escolha de Lucas Canela, 40 anos, foi fácil. Para acompanhar o pai no estádio Centenário na noite deste sábado (o Caxias enfrenta o Ferroviário pela Série C do Brasileirão às 19h30min) será preciso garantir o agasalho do clube do coração - as temperaturas são baixas na Serra neste final de semana:
— Comprei abrigo e corta-vento, vamos antecipar o presente já pra dar sorte — diz Canela, na porta da loja que fica no Centenário e que vende artigos do clube.
No outro lado da cidade, movimento intenso também na loja do Juventude, que assim como a do Caxias, ficará aberta durante à tarde na espera pelos clientes.
A vendedora Larissa dos Santos confirma a boa procura por camisetas e agasalhos desde que abriu as portas.
— Os filhos gastam cerca de R$ 500 e gostam de personalizar os presentes com os nomes dos pais. É uma data ótima, o movimento já começa no início da semana e fica maior no final de semana — conta.
Vinhos e azeite de oliva para paladares exigentes
Em uma loja no bairro Santa Catarina, taças, facas e tábuas de churrasco estão entre as preferências de filhos que conhecem o perfil exigente dos pais. Um produto que geralmente aparecia em cestas montadas, passou a ser presenteado também de forma avulsa, de acordo com o gerente Jylson Carvalho:
— O azeite de oliva é um produto nobre e, assim como o vinho, está relacionado à cultura, boa gastronomia e viagens. Ele tem história milenar e é opção de presente. Além disso, o produto gaúcho também ganhou força e percebemos clientes interessados em comprar o que é feito aqui.
Considerada a segunda data mais importante do ano para a Boccati Vinhos e Utilidades, a véspera do Dia dos Pais movimentou um mutirão de vendas neste sábado.
— A data só perde para o Natal, então estão todos os funcionários mobilizados, desde o e-commerce até o varejo. É uma data esperada pela empresa, e dá retorno — confirma Carvalho.
Movimento também no online
No Centro, a pesquisa de preço e escolha pelo presente movimentam as calçadas. Mas é também nos sites das lojas que os comerciantes percebem o aumento das vendas.
É o caso da Kempo Sports, que envia as compras do cliente para onde for preciso. É a escolha específica por produtos que duram pouco nas prateleiras que, segundo o vendedor do e-commerce Richard Paviani, movimentam o acesso virtual à loja caxiense.
— Vendemos muito para São Paulo e muito por conta da oferta dos produtos que esgotam rápido lá. Esse cliente procura algo específico e, se encontrar, não se importa em pagar um pouco mais — diz.
Quem opta por ir às compras na forma tradicional, e chega já com a ideia do que procura, permanece por pouco tempo nas lojas. Foi o caso de Adriane e Alice Karkow, mãe e filha que vão presentear pai e avô neste domingo:
— É fácil presentar homem, não costumam comprar roupa e é então a oportunidade de dar algo que precisam.
Ainda de acordo com a pesquisa da CDL Caxias, os consumidores em Caxias do Sul devem ter um gasto médio de R$ 284,68 no Dia dos Pais, 3,9% a mais em relação a 2023.