Quarta data comemorativa mais importante no calendário do varejo, o Dia dos Pais, celebrado no próximo 11 de agosto, chega com cenário otimista para o comércio de Caxias, após a tragédia climática de maio impactar as vendas do Dia das Mães.
Conforme projeção da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), a data pode movimentar R$ 735 milhões em vendas no Estado, um incremento de 5% com relação ao ano passado.
A tradicional pesquisa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL Caxias) aponta que os consumidores devem ter um gasto médio de R$ 284,68 no Dia dos Pais, 3,9% a mais em relação a 2023. Entre as principais escolhas estão os artigos de vestuário (40,1%), calçados (16,7%), bebidas e alimentos (10,9%) e perfumes e cosméticos (10,8%). Foram entrevistados 770 moradores de diferentes pontos da cidade entre os dias 16 e 18 de julho deste ano.
O levantamento mostra que 41,2% dos entrevistados devem fazer compras para a data, um acréscimo de 7,2% em comparação ao ano passado. Para 52,2% dos entrevistados, o investimento com presentes deve ser semelhante ao de 2023, enquanto 22,5% disseram que gastarão mais.
E o clima é de otimismo mesmo no comércio local. Em uma loja de roupas voltada ao público masculino na Rua Feijó Júnior, no bairro São Pelegrino, o mês de agosto é considerado um dos melhores períodos, ao lado do Natal. A expectativa do gerente Bruno Bessa é de que as vendas cheguem ao mesmo patamar das de 2023. Os produtos mais vendidos na data são camisas polo, calças jeans e camisas, além de acessórios como gravatas, cintos, meias e cuecas.
— Neste mês, a loja está com 20% de desconto e algumas peças específicas, como malhas, estão com 50% — detalha Bessa sobre as ações para incentivar as vendas.
Ivete Leoncio, gerente de uma loja de calçados na Rua Júlio de Castilhos, no Centro, está confiante para as vendas. Segundo ela, as vendas são variáveis, alguns consumidores acabam adquirindo presentes com antecedência, mas outros também deixam para os dias mais próximos da data.
— Temos uma perspectiva de vendas bem grande no Dia dos Pais. Temos um meio (de divulgação) e os nossos consultores de venda também chamam os clientes e fazem o contato convidando para virem até a loja — comenta Ivete.
Os kits promocionais na linha de cosméticos e perfumaria também são apostas do comércio. Em uma loja no Shopping Pratavieira, no Centro, a consultora de vendas Denise Grassi acredita que o movimento maior deve ocorrer na próxima semana. Ela projeta um crescimento de 16% a 20% nas vendas em relação ao ano passado.
— Temos sempre muitas opções para agradar todos os bolsos e gostos. Sempre nos preparamos (para a data), com produtos exclusivos, embalagens especiais — diz Denise.
Mais dados da pesquisa
A pesquisa da CDL Caxias aponta que 64,2% dos entrevistados já sabem o que vão adquirir para o Dia dos Pais. A sondagem por produtos e preços antes da decisão final foi citada por 64,4%, com a maioria, 29,1%, fazendo diretamente nas lojas.
Para 88,2% o ambiente das lojas colabora para conferir produtos e 52,9% citaram a decoração dos negócios como importante para o estímulo às compras. O comércio de rua da área central é a preferência para 48% dos entrevistados.