Mesmo em tempos de tecnologia cada vez mais avançada, ainda há pessoas que preferem os meios tradicionais. Um desses casos é o uso dos parquímetros para retirar o tíquete do estacionamento rotativo em ruas centrais de Caxias do Sul. Segundo a empresa Rek Parking, concessionária do sistema, apenas 5% dos usuários ainda utilizam as máquinas, enquanto que a grande maioria já aderiu ao aplicativo Rek Pay e outros meios de pagamento.
Caxias do Sul tem 107 parquímetros instalados, sendo 53 na Zona Azul e outros 54 na Verde. Questionada sobre a situação dos equipamentos, a Rek Parking informou que três estão inoperantes nesta terça-feira (6) em que o conserto está sendo providenciado.
Caso algum usuário encontre algum parquímetro com visor desligado ou estragado, a orientação é que a pessoa ligue para o telefone 0800 644 1690 para solicitar ajuda. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados até o meio-dia.
Além do parquímetro, o tíquete de estacionamento rotativo pode ser adquirido pelo aplicativo Rek Pay, em lojas parceiras (lista disponível no site da Rek Parking) ou com um dos monitores que circulam pelas ruas. Em todas as opções é possível pagar com dinheiro, cartão recarregável do estacionamento rotativo, cartão de débito, crédito e Pix.
A Rek Parking diz que faz constantes visitas aos equipamentos para conferir o funcionamento. Além disso, mantém os monitores uniformizados circulando pelas ruas para tirar o bilhete e ajudar o público.
A empresa informa que, pelo 0800, também orienta os usuários a baixarem e utilizarem o aplicativo, caso tenham alguma dificuldade com o parquímetro. O atendimento pelo telefone também informa quais são as lojas parceiras e pode até enviar um monitor ou um técnico ao local para a emissão do tíquete.
Além da praticidade, uma das vantagens de usar o aplicativo é que os créditos de valores inseridos podem ser utilizados não só em Caxias, mas em várias outras cidades, caso o usuário esteja em deslocamento, como Bento Gonçalves, Canela, Farroupilha, Garibaldi e Gramado, entre outras.
Prefeitura diz que fiscaliza
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM) informa que faz fiscalizações constantes no sistema, com vistorias aos equipamentos e, em caso de constatar alguma irregularidade, a secretaria aciona a Rek Parking. A prefeitura diz que o prazo dado para a empresa providenciar o conserto é 24h e 48h, exceto em casos de necessidade de troca de peças.
Já com relação às regras para os usuários, o veículo que for encontrado estacionado em área de cobrança, sem o tíquete e excedendo os sete minutos de tolerância, é notificado. A Rek Parking alega que, devido à disponibilidade das diversas opções para a emissão do tíquete, não cancela multas caso o motorista alegue ter enfrentando problemas com o equipamento da rua.
Confira as informações sobre o estacionamento rotativo, divulgadas pela prefeitura de Caxias do Sul.
Vagas e preços
- Área Azul: vagas no eixo central, R$ 4,40 por hora.
- Área Verde: vagas ao redor da Área Azul, R$ 2,20 por hora.
- Área Branca: vagas gratuitas, dentro das áreas Azul e Verde. Permanência máxima de 15 minutos, com pisca alerta ligado.
Horários de cobrança
- De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.
- Nos demais horários, inclusive aos domingos e feriados, o estacionamento de veículos nas vagas é gratuito.
Tempo para estacionar
- O tempo mínimo é de 30 minutos, com sete minutos de tolerância a partir da chegada do veículo à vaga.
- Não há tolerância para veículos que já estejam estacionados na vaga e cujo tíquete estiver vencido.
- O tempo máximo de permanência na vaga é de duas horas, sob pena de autuação e remoção do veículo.