Deve começar na próxima segunda-feira (8), em Caxias do Sul, a testagem de um dispositivo que tem o objetivo de organizar os cabos de telecomunicações nos postes. A tecnologia, que também deve acabar com o problema de excesso de fiação nas estruturas, foi desenvolvida pela empresa Fixer e será implantada, na primeira etapa, em 20 postes da Rua Os Dezoito do Forte, entre as ruas Marechal Floriano e Feijó Junior.
A plataforma em resumo, fixa um dispositivo no poste que faz o agrupamento de fios de telefonia e internet. Além de deixar a fiação mais organizada e diminuir a poluição visual, a família de produtos, feita a partir de polímero e grafeno, também promete diminuir os custos para as empresas fornecedoras deste serviço no Brasil. A aposta também é promover benefícios às prefeituras e, na ponta do problema, aos cidadãos que convivem diariamente com os emaranhados de fios nos postes.
Conforme o CEO da Fixer, Fabiano Vergani, cerca de 10 empresas vão estar envolvidas neste trabalho inicial. Na segunda-feira, a intenção é de que o trabalho se restrinja a uma delas apenas. A empresa vai tirar o próprio cabo do poste e também os conectores. Após, então, vai inserir o conector da Fixer, que comporta a fiação conjunta de outras cinco empresas.
— Esta empresa vai ter cerca de cinco dias para aplicar os nossos equipamentos em cada poste. Em resumo, ela tira o cabo e os equipamentos dela, coloca os equipamentos novos e volta com o cabo (no poste). Teoricamente, não vai acontecer nada com os clientes — explica Vergani.
No terceiro dia, quarta-feira (10), de acordo com o cronograma, o serviço será ampliado para as outras empresas que têm os cabos nas estruturas:
— As outras cinco empresas vão pegar os cabos, descê-los do poste para rua, tirar os conectores e, após, levantá-los no dispositivo da Fixer, instalado pela primeira empresa — acrescenta o CEO.
A primeira etapa de testagem seguirá até agosto. As outras quatro fases serão colocadas em prática até dezembro, envolvendo, ao todo, 101 postes em Caxias do Sul.
Testagem é aprovada pela prefeitura
A testagem da solução foi aprovada pela prefeitura de Caxias do Sul. O projeto da Fixer integra o SandBox, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação, que é um ambiente regulatório experimental onde empresas e startups podem testar seus produtos, serviços ou modelos de negócios. A iniciativa funciona como um espaço de aprendizagem segura e foi recentemente criada.
Uma reunião, na segunda-feira (1º), apresentou a proposta para as empresas de telecomunicação que têm cabos nos postes da Rua Os Dezoito do Forte. O encontro também teve a participação do secretário Jorge Catusso e do promotor Adrio Gelatti, da Promotoria de Justiça Especializada em Habitação e Urbanismo.
— Estamos trabalhando para que exista uma discussão sobre o assunto, que os atores envolvidos se engajem na solução do problema e tenhamos uma efetiva alteração na realidade atual. A nossa ideia, neste momento, é ir promovendo que as coisas aconteçam e monitorando os acontecimentos— sinaliza Gelatti.