Temperaturas abaixo de zero registradas em sete municípios já fazem os primeiros dias de inverno de 2024 serem mais frios que o mesmo período do ano passado na Serra. Entre os dias 22 de junho e 1º de julho deste ano, os cenários de típicos tons esverdeados da região ficaram cobertos pela geada branca e a sensação térmica chegou a -6°C, em São José dos Ausentes.
A sensação térmica é, até o momento, a mais fria do ano e foi registrada no domingo (30). Segundo a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na cidade era de -4,5°C. No ano passado, em São José dos Ausentes, a menor mínima registrada também foi de -4,5°C.
Conforme dados da Climatempo, outros municípios que tiveram temperaturas abaixo de zero neste ano foram Bento Gonçalves, Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Gramado e Vacaria.
De acordo com o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), as mínimas do ano passado não foram tão intensas na Serra devido ao fenômeno El Niño, que estava predominando na região.
— O ano passado estávamos sob a influência do El Niño, com ocorrência maior de precipitação e portanto maior nebulosidade, o que fez com que as temperaturas não diminuíssem tanto. Neste ano o El Niño está perdendo força, o que favorece a entrada das massas de ar frias e secas, trazendo menor nebulosidade e temperaturas baixas que são características do inverno — explica a meteorologista Vladair Morales de Oliveira.
A previsão ainda para esta semana é de que temperaturas negativas também sejam registradas nesta terça-feira (2) na região da Serra. A condição ocorre devido a uma massa de ar fria que está atuante em todo o Rio Grande do Sul. A partir de quarta-feira (3), essa massa começa a se afastar e segue em direção ao centro do país, e a região deve continuar fria, mas sem registros abaixo de zero.
Mínima dos últimos 24 anos
Em julho de 2000, a capa do Pioneiro noticiava a menor temperatura do Estado, também em São José dos Ausentes, com -8,2°C. Na época, a marca foi informada pela Rede Regional de Climatologia de São Leopoldo. Em Caxias do Sul, a Estação de Observação Climatológica registrou -3°C e a água no município chegou a se solidificar, provocando rompimento de canos e hidrômetros.
Segundo a Climatempo, a menor temperatura registrada oficialmente em São José dos Ausentes foi no dia 7 de junho de 2012, com -5,5°C. A estação meteorológica do Inmet, cujos dados são analisados pela Climatempo, está na cidade desde 2006.
Conforme a meteorologista Vladair de Oliveira, o inverno deste ano é atípico e é possível que a região serrana registre em outros momentos dias com temperaturas abaixo de zero, assim como temperaturas mais altas que a média esperada para o inverno. Não é possível precisar se os termômetros podem igualar o registro de 2000, mas, com a expectativa de chegada do La Niña, ocorre a predominância de dias mais secos e há, portanto, a previsão de dias mais frios, com geada tardia e redução das chuvas.