A prefeitura de Caxias do Sul iniciou, na manhã desta quarta-feira (31), a instalação de semáforos no acesso a Forqueta, na RS-122. A ação ocorre após o poder público não receber um retorno da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), que administra a rodovia, sobre o projeto elaborado pelo município para essa instalação das sinalizações no trecho, no km 64, a entrada principal do bairro.
Nesta quarta foi instalada a coluna e, depois da secagem do concreto, prevista pra ocorrer até o final da semana, será colocado o foco do semáforo. A operação do sinal deve iniciar em no máximo 10 dias.
De acordo com o secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, neste período serão instaladas as placas em ambos os sentidos da rodovia. Um semáforo ficará no retorno e outro no sentido Farroupilha-Caxias, na mesma coluna.
Após uma reunião realizada na segunda-feira com o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o prefeito de Caxias disse que daria o prazo até a terça-feira (30) para um retorno da concessionária sobre o projeto dos semáforos. Como não recebeu resposta, determinou a instalação. Ele reiterou que as conversas com a CSG iniciaram ainda em fevereiro e que o projeto foi protocolado em abril no Governo do Estado.
— Eu sei que é uma estrada estadual, que não é nossa competência, que ela é concedida, porém quem a utiliza são cidadãos caxienses — afirma o prefeito.
Adilo ressaltou que a CSG afirmou que tentará antecipar o contrato com o Governo do Estado para a instalação de uma rótula alongada na região e que pretende resolver a situação do acesso.
Uma conjunto de semáforos também será instalado, mas ainda sem data, pelo poder público em outro ponto da RS-122, em frente à Fundação Marcopolo.