Um trabalhador de Cambará do Sul está desaparecido desde a manhã de domingo (7), de acordo com informações do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM). Segundo relato de familiares, Osmar Brando, 54 anos, saiu para colher pinhão em uma região de mata dos Campos de Cima da Serra e não retornou para casa. A Polícia Civil investiga o caso.
O capitão Pedro Henrique Costa, que coordena as buscas desde segunda-feira (8), conta que Brando é morador da Vila Unidos, comunidade de uma reflorestadora do município. Ele costuma colher o pinhão em uma propriedade localizada em um dos acessos da RS-020, em direção a Cambará. É uma região coberta por pinheiros.
— Ele estava há alguns meses já indo pegar pinhão de maneira cotidiana mesmo. E, nesse domingo, ele saiu ali por volta de 11h da Vila Unidos e não retornou — descreve o capitão.
Segundo familiares, Seu Osmar, como é chamado, costuma ir de bicicleta até a localidade. Ela foi encontrada na mata. No dia em que saiu de casa, o homem estava com uma jaqueta laranja.
A partir do sumiço relatado por familiares, bombeiros do pelotão de Canela deslocaram-se a Cambará e instalaram um posto de comando. Desde então, 12 bombeiros atuam diariamente na região em que Brando desapareceu. Cães farejadores também são utilizados na busca.
Segundo o capitão, como não há novos indícios para buscas em outras áreas, a corporação alinha ações conjuntas com a Polícia Civil.