Um coletivo de brasileiros que vive no Canadá se juntou com o intuito de promover um evento para arrecadar fundos às famílias afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul. O Festival Solidário está marcado para este sábado (15), em Toronto. No grupo estão dois caxienses.
A programação começa às 14h, no horário local, e contará com música, venda de comidas e bebidas. O evento acontece na 1.800 Davenport Road, Toronto. Cada ingresso custará 30 dólares canadenses (cerca de R$ 118). O valor arrecadado com os ingressos, rifas e premiações será doado às famílias atingidas pelas enchentes.
A ideia do festival ganhou força durante a organização de uma força-tarefa, que, ao todo, arrecadou cerca 80 toneladas de doações em forma de roupas, calcados, roupas de cama e banho para enviar ao Rio Grande do Sul. Ao todo, foram dois voos com doações. Além disso, um contêiner vindo de navio está previsto para chegar com outras doações em cerca de dois meses.
Querer fazer mais
Residindo no país há cerca de 10 anos, a jornalista Camila Borghetti, que atua na área de marketing e comunicação em Toronto, foi para o Canadá para aperfeiçoar a língua inglesa e acabou estabelecendo residência na região. Em meio à incerteza e vontade de ajudar, a caxiense conta como tem sido o voluntariado no outro hemisfério do globo.
— Me senti muito impotente acompanhando (a situação) a distância sem saber o que fazer, mas com ajuda de amigos e outros brasileiros voluntários conseguimos, em quatro dias, organizar os voos que leveram as roupas. Com esse mesmo grupo de pessoas acabou surgindo o Festival Solidário, só que dessa vez para arrecadar valores que serão destinados aos afetados — conta Camila.
A caxiense ainda relata que não era próxima à comunidade brasileira no Canadá antes das enchentes. Segunda ela, se sentiu acolhida pela quantidade de pessoas de outros Estados que têm se movimentado para ajudar às vítimas das enchentes.
— Fico muito feliz, seria impossível sem a ajuda de todos. O sentimento que une todos é de ajudar os gaúchos, todos somos brasileiros, quero passar pra todos os gaúchos que todos estamos juntos, mesmo que de longe estamos apoiando o Estado — relata a jornalista.
Os fundos serão coletados pela ONG Live for Lives, do Canadá. Após o festival, uma comissão entre os organizadores do festival será criada para escolher o destino da verba.