O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul constatou nesta segunda-feira (17) um suposto vazamento na nova adutora da Rota do Sol, na região de Vila Seca, em Caxias do Sul. O ponto onde equipes estão trabalhando para avaliar a situação fica no km 158 da RS-453, e as suspeitas são de que, caso confirmado, as causas possam ter sido a movimentação do solo em decorrência da chuva.
Em nota, o Samae afirmou que o suposto vazamento fica na junção da adutora de 1000 milímetros com a de 600 milímetros. Caso o local esteja comprometido, o abastecimento terá de ser interrompido para os trabalhos de conserto. O tempo de interrupção só será divulgado após a análise.
— Quando se instala uma adutora do porte da que foi implantada às margens da Rota do Sol, precisamos fazer os testes. No caso desta nova adutora não foi possível, pois tivemos que colocá-la em carga de forma imediata para poder atender o mais rápido possível as regiões abastecidas pelo Sistema Marrecas e, só após a abertura, é que se pode constatar possíveis vazamentos — diz o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti.
Ainda segundo a nota, o Samae afirmou estar atuando na logística de abastecimento por meio de caminhões-pipas nos bairros atendidos pelo Sistema Marrecas, abastecendo os reservatórios Ana Rech, Capivari e Serrano. As unidades básicas de saúde (UBSs) e instituições de ensino também estão sendo atendidas. As regiões são abastecidas ainda mediante manobras dos sistemas Faxinal e Maestra.