Ainda neste ano, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul poderão realizar consultas e renovar receitas médicas de forma digital. A adesão à telemedicina pela secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi anunciada no final de abril, mas o projeto ficou em espera durante maio devido aos efeitos da enchente no Estado. Agora, a pasta pretende lançar nas próximas semanas a licitação para a contratação do serviço.
À frente do projeto, o diretor técnico-médico da Atenção Primária em Saúde, Maicol Muneroli, explica que o município se baseou em resultados positivos que Santa Catarina obteve ao aderir à medicina digital.
— Queremos reduzir as filas nas unidades básicas de saúde (UBSs), possibilitando que as pessoas possam obter receitas de medicação controlada virtualmente. Apesar de não termos números fechados, sabemos que uma grande gama de usuários que demandam atendimento são para renovação desses controlados – detalha.
Na secretaria, Muneroli entende que a telemedicina auxiliará na substituição de profissionais em que há dificuldade de contratação. Como exemplo, ele cita a localidade de Vila Seca e o bairro Jardim Eldorado, regiões em que nem sempre há interessados em atuar, sobretudo pela distância da área central:
— O objetivo é que essa modalidade seja um complemento e um suporte da atenção primária. A gente precisa que o vínculo entre médicos e pacientes seja mantido, então as seleções de novos profissionais serão mantidas.
Outro aspecto destacado por Muneroli é a possibilidade de realizar consultas virtuais com clínico geral. Caso o modelo de atendimento seja bem aceito pelos pacientes, o diretor acredita que mais especialidades possam ser oferecidas nessa modalidade.
Para facilitar a adesão da medicina virtual, a SMS pretende realizar uma licitação em busca de uma empresa que trabalhe com chats (troca de mensagens), vídeo chamadas ou telefonemas. Antes de ser liberado ao público, o serviço será testado pela prefeitura em um processo que deve durar 30 dias.
A licitação está sendo conduzida pela Central de Licitações (Cenlic), que deverá realizar trâmites internos antes do lançamento. A publicação da licitação está prevista para as próximas semanas.
Teleatendimento da Unimed pode reduzir fila de espera do pronto-atendimento em 40%
Na rede privada de saúde de Caxias, o serviço de telemedicina, adotado há alguns anos, tem sido um aliado para facilitar processos, possibilitando que pacientes se consultem sem sair de casa ou do trabalho, e reduzindo as filas no plantão do pronto-atendimento.
O diretor da Medicina Preventiva da Unimed Nordeste-RS, Roger Weingartner, explica que a digitalização da saúde foi dividida em três eixos na empresa: o tele-plantão, a assistência domiciliar e a declaração de saúde.
— A declaração é a primeira etapa do paciente com a empresa. Antes, era necessário ir até uma unidade para realizar uma entrevista de doenças pré-existentes. Agora esse questionário pode ser feito em casa, via plataforma — explica.
Já a assistência domiciliar virtual permite que pacientes com que precisam de cuidados mais complexos, como traqueostomia, possam ser acompanhados de casa. As visitas são realizadas por uma equipe multiprofissional, conforme a necessidade.
Serviço de maior impacto, o tele-plantão opera desde 2020, quando a pandemia da covid-19 tencionou a virtualização da saúde. Desde então, a adesão ao modelo de atendimento cresceu entre o público jovem. Conforme Weingartner, as principais demandas são a busca por atestados médicos, renovação de receitas, reconsulta para mostrar exames e consultas para tratar de casos de baixa complexidade. A Unimed oferece uma plataforma na qual os pacientes agendam consultas, disponibilizam exames e contatam os médicos por meio de videochamada.
— Esse atendimento é feito com uma plataforma que permite ao paciente conversar e ver o médico. Ele precisa ter contato com o paciente porque, às vezes, somente pela voz é possível indicar sintomas. Com o vídeo, a pessoa pode mostrar o local da dor e os exames. A partir desses indícios, o profissional vai avaliar a necessidade de uma consulta presencial — detalha.