Um terreno de 2.021,2 metros quadrados está em fase de aquisição pela prefeitura de Caxias do Sul para a implantação de uma via pararela à Avenida São Leopoldo, no bairro São Leopoldo. A nova rua vai permitir a implantação de um binário naquela região da cidade, fazendo com que o novo traçado absorva o trânsito no sentido centro-bairro e a atual avenida tenha mão única no sentido contrário, ampliando a capacidade de tráfego.
A área a ser desapropriada fica às margens da Avenida São Leopoldo, ao lado de um posto de combustíveis, próximo ao entroncamento com a Rua Sarmento Leite. Em 2022, um imóvel recém construído, que abrigaria uma sorveteria, precisou ser demolido antes mesmo do empreendimento ser inaugurado. A intervenção foi necessária porque uma galeria de drenagem que passa pelo terreno cedeu e o conserto demandava escavações a partir da superfície.
O processo de aquisição da área foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 23 de maio. Em troca, o proprietário vai receber dois terrenos que pertenciam ao município. Um deles, com 1.394,3 metros quadrados, fica no entroncamento da São Leopoldo com as ruas Visconde de Pelotas e Garibadi, no bairro Exposição. O outro fica na Rua Guerino D'Agostini, no bairro Panazzolo, e possui 1.440 metros quadrados. Juntos, os dois imóveis envolvidos na permuta têm valor equivalente ao que será desapropriado. Em 2020, uma área de 317 metros quadrados também foi decretada de utilidade pública pelo município em função do projeto.
Ainda em elaboração
Apesar do avanço na desocupação do terreno, a abertura da nova via e as mudanças no trânsito ainda dependem de muitas etapas para saírem do papel. Isso porque outras áreas ainda precisam ser desapropriadas e o município precisa avançar no desenvolvimento do projeto. Atualmente, existe apenas o projeto básico, com o traçado definido, mas ainda há necessidade de detalhamento, com estudos de solo, por exemplo. Para poder fazer o levantamento completo, equipes do município precisam que todos os terrenos estejam liberados.
Conforme a secretária de Planejamento de Caxias, Margarete Bender, além de melhorar o sistema viário, a abertura da nova via permitirá solucionar definitivamente os problemas da galeria de drenagem. A intenção é desviar a tubulação pelo traçado da rua, retirando debaixo de construções por onde passa atualmente.
Outras pendências para tornar a obra realidade são a elaboração do projeto executivo e a captação de recursos.
— É (uma obra) extremamente importante para a ligação centro-sul da cidade. Nosso entendimento é de que o projeto executivo seja contratado junto com a própria obra. Se depender dos recursos do município, paulatinamente vamos avançando. Claro que se houvesse possibilidade de alcançar recursos extraordinários, essa é uma das obras prioritárias — destaca a secretária.