Um decreto publicado pela prefeitura de Caxias do Sul nesta terça-feira (4) torna de utilidade pública uma área de 317 metros quadrados situada junto à Avenida São Leopoldo, no bairro São Leopoldo. A medida foi tomada porque existe a possibilidade de desapropriação da área para a futura implantação de um binário com a construção de um viaduto na região. Essa é a primeira medida concreta para as alterações viárias nos últimos anos, mas ainda não há prazo para a implantação.
Um projeto em elaboração na Secretaria de Trânsito prevê a abertura de uma nova rua paralelamente à Avenida São Leopoldo, com duas faixas. Isso permitiria transformar um dos principais acessos à zona sul da cidade em mão única, com sentido bairro-centro. O sentido contrário, pelo projeto, seria escoado pela a via a ser construída. Para dar acesso aos veículos que se deslocam da zona sul ao centro, está prevista a construção de um viaduto ligando a Avenida São Leopoldo à Rua Marechal Floriano. Dessa forma, motoristas que se deslocam pela Rua Garibaldi passariam embaixo da estrutura para seguir em direção à Perimetral Sul.
Conforme o secretário Alfonso Willembring, a decisão de tornar a área de utilidade pública não significa que ela, de fato, será desapropriada. A intenção é garantir um valor mais acessível ao poder público, caso a medida seja adotada no futuro.
— Estamos movimentando esse projeto, mas ainda faltam muitos trâmites e muitas cifras. Ali é necessário um viaduto de milhões e atualmente a prefeitura não dispõe desse recurso — afirma.
A área determinada pelo decreto fica a leste da avenida, ou seja, próximo ao bairro Panazzolo. A previsão, porém, é que a nova rua seja construída a oeste. Nesse caso, o terreno decretado de utilidade pública agora seria utilizado para um eventual alargamento da São Leopoldo naquele ponto. Além de melhorar o fluxo entre a o centro e a zona sul, o projeto também leva em conta a troncalização do transporte coletivo do eixo norte-sul, com implantação de corredores de ônibus e estações de integração. Atualmente, apenas o eixo leste-oeste é troncalizado.