Presente nos relatos e nos desejos dos moradores e das autoridades, a palavra retomada pode simbolizar bem o que significa a realização, neste sábado (29), do filó de inverno da tradicional festa La Prima Vendemmia, de Nova Roma do Sul. Os festejos têm entrada gratuita e ocorrem a partir das 19h, no Complexo Municipal de Esporte e Lazer.
Este é o primeiro grande evento comunitário do município após a enchente de setembro que levou a antiga ponte de ferro da RS-448 — reconstruída pela comunidade —, sensibilizando e mobilizando toda a Serra gaúcha . A tradicional festa, que celebra a colheita das primeiras uvas, chegou a ser marcada para 2024, mas foi cancelada em função das incertezas sobre os acessos para a cidade. A nova ponte foi entregue no dia 20 de janeiro, após o município ficar 138 dias sem a principal ligação com o restante da região.
No sábado, haverá apresentação do Grupo Girotondo e da banda Porto do Som. Os moradores e visitantes são convidados a ir de chapéu de palha e terão um farto cardápio à disposição, com porções de polenta, peixe e queijo, polenta brustolada, pizza, sopa, pastel, tábua de frios, suco de uva, vinho, entre outros. Cada item terá um preço fixo, que pode ser conferido neste link.
O público ainda vai conferir um espetáculo especial, com a participação de mais de 90 pessoas, que retrata a saga dos imigrantes italianos que contribuíram para a construção da ponte de ferro em 1930. A atração viaja no tempo, voltando-se para 2023, com a mobilização comunitária para a reconstrução da estrutura, levada pela força da água do Rio das Antas no fim da tarde do dia 4 de setembro.
A expectativa, segundo o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Favero Pasuch, é repetir o público de 2 mil pessoas do ano de 2022, quando o filó de inverno foi realizado de forma inédita, após o cancelamento da La Prima Vendemmia daquele ano por conta da pandemia.
— Encaramos o filó como uma celebração. Celebrar que a gente, graças a Deus, não perdeu nenhuma vida, não perdeu nenhuma casa em todos esses eventos climáticos e quem sabe marque também um recomeço após tudo o que aconteceu — projeta Pasuch.
"Mostra que a gente vai voltar mais forte"
Assim como a construção da ponte, o filó carrega a essência comunitária. Além do espetáculo, que terá o envolvimento de mais de 90 moradores, os pratos e bebidas que vão alimentar e aquecer os visitantes são de produção local, o que também colabora para fortalecer e dar mais ânimo aos empreendedores de Nova Roma do Sul.
É o caso da Casacorba, vinícola tradicional da cidade que servirá vinhos, espumantes e suco de uva no evento de sábado. Existente desde 1999, o empreendimento foi recentemente modelado, ganhando status de boutique, com um complexo que abrange venda de bebidas, restaurante e sete cabanas para hospedagens, além da área plantada de videiras, oliveiras e cana-de-açúcar.
O gestor da Casacorba, Marcos Scatolin, lembra que, além da queda da ponte, uma chuva de granizo em novembro resultou na perda de cerca de 50% na produção da uva, afetando toda a produção de vinho tinto. A enchente mais recente de maio, por outro lado, não impactou a safra, mas deixou os turistas inseguros para as hospedagens nas cabanas, ocasionando cancelamentos ou reagendamento de diárias.
A situação começou a melhorar nas últimas semanas e o filó surge como um alento e um motivador para projetar o futuro, na opinião de Marcos:
— (A realização) mostra que a gente vai voltar mais forte diante de todos esses desafios que enfrentamos. Acho vai nos dar mais força pra manter a expectativa de uma boa retomada — salienta.
Quem também sentiu os impactos e vê com bons olhos a realização do filó são os empreendedores Natiele e Moacir Baggio, do Restaurante Baggio. A jovem de 19 anos, que comanda o empreendimento com o pai, conta que após a queda da ponte as perdas financeiras chegaram a cerca de 80% pela falta de movimentação na cidade.
Com os acessos liberados, os turistas, principalmente motoqueiros, voltaram a passear em Nova Roma do Sul, reforçando o faturamento do negócio. Para sábado, a expectativa é de comercializar de 1,3 mil a 1,5 mil refeições.
— Até o prefeito nos falou que muita gente estava cancelando os eventos e que a gente tinha que fazer o filó para retomar a economia de Nova Roma. Se não, parece que as coisas não estão caminhando. Não vai para um caminho, vai para outro. Tem que tentar, tem que fazer — acredita Moacir.
Como está o acesso a Nova Roma do Sul
A reportagem percorreu a RS-448 na tarde de terça-feira (25). A via foi fortemente impactada pela chuva de maio, chegando a ficar completamente bloqueada pela movimentação de terra e rochas na pista.
Agora, o acesso está livre durante todo o percurso, mas é preciso atenção redobrada tanto no área de Farroupilha, quanto na de Nova Roma, diante de alguns buracos na pista e terra e pedras amontoados nas laterais. A viagem do Centro de Caxias do Sul até a área central de Nova Roma levou cerca de uma hora e 20 minutos.
SERVIÇO
- O quê: filó de inverno da La Prima Vendemmia.
- Quando: sábado, dia 29 de junho, a partir das 19h.
- Quanto: entrada gratuita.
- Onde: Complexo Municipal de Esporte e Lazer de Nova Roma do Sul.
CARDÁPIO
Restaurante Baggio
- Massa com dois pedaços de frango
- Batata frita
- Pastel grande com massa caseira
- Tábua de frios
- Porção de polenta, peixe e queijo
Vinícola De Bastiani (Restaurante)
- Polenta brustolada
- Sagu com creme
Massas Roma
- Pizzas de diversos sabores
- Porção de sopa
Vinícola Casacorba
- Casacorba Terroir Vinho Merlot/Marselan
- Casacorba Expressões Vinho Cabernet Sauvignon/Tannat/Chardonnay/Rosé
- Casacorba Espumante Moscatel Rosé
- Casacorba Espumante Brut
- Suco de uva
- Água com ou sem gás
Vinícola De Bastiani
- De Bastiani Espumante Brut
- De Bastiani Espumante Moscatel
- De Bastiani Reserva Cabernet Sauvignon/Merlot
- Seleção Merlot/Cabernet Sauvignon
- De Bastiani Bordô Ecco Orgânico/Moscato
- De Bastiani Vinho Colonial Bordô-Isabel/Niágara
- Suco de uva
- Água mineral com e sem gás
- Quentão