O servidor municipal Luciano Henrique Santos Lacava, 49 anos, morreu e outro homem ficou ferido após um deslizamento de terra, neste domingo (12), que destruiu um pavilhão da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Lacava trabalhava na Codeca há 20 anos, segundo informações da prefeitura.
— Tivemos um grave incidente dentro do complexo de britagem da prefeitura, com um deslizamento muito grande e a fatalidade de ter atingido o vigilante e também o servidor da Codeca, que foi uns minutos antes do horário para ligar a usina, inclusive, numa demonstração de boa vontade e de esforço, e que acabou vindo ao óbito. Então, nossos profundos sentimentos — lamentou o prefeito Adiló Didomenico.
A ocorrência foi registrada por volta das 7h, na região do loteamento Vila Maestra, na Zona Norte. O Corpo de Bombeiros atua para identificar se há outras vítimas no local. Em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã de domingo, Adiló falou sobre a morte de Lacava.
— Ele ingressou em 2004 na Codeca, o pessoal tentou resgatar ele, ele respondia inicialmente quando os bombeiros começaram a ação, mas ele não resistiu ao processo de fraturas e hemorragia que ele teve.
O prefeito explicou ainda que o servidor municipal havia recém chegado à Codeca para trabalhar.
— Ele foi uns minutos antes (para trabalhar), olha o que que é a fatalidade, né? Ele deveria estar ali, digamos, 6h para ligar a usina, para manter ela aquecida para amanhã (segunda-feira). Ele foi um pouco antes, estava aí, provavelmente na cozinha, preparando um café, alguma coisa, não se sabe, vamos ter essas informações pelo vigilante que conseguiu sair com vida. E aí, de repente, vem abaixo o morro, atingindo o complexo administrativo, que é um prédio de dois pisos e mais o pavilhão onde a gente guarda material, aquilo lá simplesmente varreu, não sobrou nada.
A estrutura que desabou serve como uma usina de asfalto. Ainda segundo a prefeitura, o britador e a usina ficam do outro lado da rua e não foram comprometidos. Adiló também informa que a área toda foi isolada e que, dentro do possível, serão feitas contenções para que não agravar mais a situação. Segundo Adiló, é uma área estratégica para o município, inclusive para poder levar socorro e ajuda a outras pessoas.
O corpo de Lacava será sepultado nesta segunda-feira, às 16h, no Cemitério Público Municipal.