A sensibilização em torno das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul será tema central das celebrações de Corpus Christi em município da Serra. Diversas paróquias da região confirmam a realização de campanhas de arrecadação junto aos ritos religiosos.
Em algumas cidades, a coleta de doações irá substituir os tradicionais tapetes artísticos de serragem, criando os “tapetes da solidariedade”. No feriado da quinta-feira (30), alimentos, calçados, roupas, cobertores, produtos de higiene, produtos de limpeza e dinheiro poderão ser doados pelos fiéis em meio à programação. Os donativos serão encaminhados para instituições e entidades que auxiliam as vítimas das chuvas.
Cidades que terão os tradicionais tapetes:
Flores da Cunha
A tradicional confecção de tapetes completa 60 anos trazendo o cunho solidário para o centro da celebração. Entre os dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, cerca de 53 trabalhos irão enfeitar a Praça da Bandeira. Os murais abordarão a situação climática no Estado, com homenagens às cidades atingidas. Os fiéis poderão entregar os donativos em um ponto de coleta instalado durante a celebração.
Na quinta, a celebração religiosa se inicia às 9h com a missa em frente à Igreja Matriz. Na sexta, às 19h, ocorre a Adoração ao Santíssimo Sacramento, também na Igreja Matriz. No sábado, às 17h30min, será realizado o Ofício dos Pai-Nossos, novamente na Igreja Matriz.
Veranópolis
A Praça XV de Novembro, em frente à Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, no centro da cidade, receberá os tapetes de serragem colorida ao longo da quinta-feira (30). Pela tarde, às 15h, acontece a missa alusiva à data religiosa.
Carlos Barbosa
A cidade manterá a confecção dos tapetes de serragem colorida. Os mosaicos estarão dispostos na Rua Buarque de Macedo, começando em frente à Igreja Matriz até a prefeitura. Às 15h, acontece a procissão sobre os tapetes com o Santíssimo e, após, a celebração da missa. Durante o momento religioso, os fiéis poderão doar alimentos, roupas, calçados, cobertores, produtos de higiene e limpeza e travesseiros. Os donativos serão recolhidos e distribuídos pelo Movimento Assistencial Barbosense (MAB), Grupo de Apoio de Amigos Voluntários (Gaav) de Carlos Barbosa e Lions Clube.
Cidades com ações solidárias:
Garibaldi
Repetindo a ação do ano passado, a cidade irá confeccionar o tapete solidário a partir de alimentos doados pela comunidade. Os itens serão usados para formar mosaicos dentro da Igreja Matriz São Pedro. Durante a Santa Missa, que acontece às 9h30min, os fiéis poderão doar alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas de inverno e cobertores. Ainda, uma pequena procissão está programada para sair em frente à igreja, passando pela União de Moços Católicos e pelo Hospital Beneficente São Pedro.
Caxias do Sul
O bispo dom José Gislon irá ministrar a missa na quinta, às 15h, em frente à Catedral Diocesana, seguida de procissão até a Paróquia São Pelegrino, onde ocorre a bênção com o Santíssimo. Durante a celebração, haverá coleta de donativos em dinheiro. Os valores arrecadados serão encaminhados ao Fundo Diocesano para auxiliar os atingidos pelas enchentes.
Bento Gonçalves
A celebração acontece às 15h, em frente ao Santuário Santo Antônio, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento. Durante a missa campal, os fiéis poderão doar alimentos não perecíveis, que devem ser depositados em frente ao altar. Os donativos serão encaminhados para a Casa Pão dos Pobres.
Gramado
A cidade realizará diversas missas durante o feriado de Corpus Christi: às 9h, na Capela São José Operário; às 9h, na Capela Cristo Rei; às 15h, na Igreja Matriz; e às 18h30min, na Igreja Matriz. A celebração da tarde contará com procissão e ação solidária para a arrecadação de cobertores. A organização optou por não confeccionar os tapetes.
Canela
A missa em celebração a data acontece às 9h, na Catedral de Pedra. Em vez dos tapetes de serragem, a cidade optou pelo tapete solidário, feito com cobertores doados pelos fiéis. Os itens podem ser entregues durante a celebração.