A chuva que cai desde segunda-feira (29) em Nova Roma do Sul tem provocado o aumento do volume das águas no Rio das Antas, que já alaga ruas da região central da cidade. Há bloqueio dos acessos rodoviários ao município.
De acordo com o prefeito Douglas Pasuch, diversos deslizamentos de terra e acúmulo de água na pista interditam a RS-448, no caminho a Farroupilha, e a RS-437, na comunidade do Borgo Forte, entre o município e Antônio Prado. As duas principais ligações à região, somadas à RS-122, que dá acesso ao munícipio pela balsa entre Nova Pádua e Nova Roma, que está fechada, deixam a cidade isolada.
Pasuch afirma que os níveis da água estão sendo monitorados e preocupam pela velocidade com que vêm subindo.
— A água está passando mais de quatro metros da barragem. A maior cheia chegou aos sete metros. E se encaminha para a mesma situação. Nós não sabemos onde vai parar isso aí — alerta o prefeito.
Sobre o temor das águas atingirem a nova ponte, inaugurada em janeiro deste ano, depois que a antiga estrutura foi levada pela enchente de setembro de 2023, o prefeito confirma o temor da comunidade.
— O que eu posso dizer? Um ano atrás, apostávamos a vida que a água nunca chegaria na ponte, hoje eu não sei o que te dizer. Aqui no centro da cidade, a quantidade de chuva que caiu de manhã é apavorante — lamenta.
Sem energia da madrugada até o início da manhã, as equipes que trabalham para desobstruir vias seguem com dificuldade de comunicação, o que atrasa os consertos.