A prefeitura de Caxias do Sul ainda realiza o levantamento sobre os prejuízos da agricultura por conta da chuva de maio. Mesmo assim, o secretário da área, Valmir Antonio Susin, adianta que o impacto é grande no município. Em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, Susin afirmou que muitos agricultores perderam toda a produção e que há casos em que a terra precisará ser preparada novamente para novas plantações.
O secretário explica que o município e a Emater trabalham em um levantamento detalhado. O problema é que há localidades isoladas. Naquelas em que a prefeitura teve acesso, como Vila Cristina, o estrago encontrado é grande.
— Ainda não conseguimos abrir todas as estradas. O dano foi muito grande porque atingiu uma grande parte do município. Os estragos são incalculáveis. Nós estamos realizando um trabalho junto com a Emater, fazendo um levantamento mas minucioso porque tem lugares que ainda não se conseguiu chegar. Eu acredito que para terça-feira ou quarta-feira teremos um panorama com a destruição que nós tivemos no nosso município — declara o secretário da agricultura.
Apesar do estrago, Susin garante que Caxias não terá desabastecimento de frutas e verduras. O município conta com os produtores que não sofreram com a chuva e também com o Ceasa, que pode importar produtos de estados como Santa Catarina e São Paulo.
Para auxiliar os produtores atingidos, o município deve prestar assistência para retomada das plantações. Inicialmente, o secretário relata que o trabalho está focado na abertura de estradas e reestabelecimento de energia elétrica nos locais necessários.
—Depois desse levantamento nós vamos fazer um planejamento justamente para ajudar os nossos agricultores, juntando as entidades e a Emater para que se possa dar um atendimento melhor e recuperar essa produção. Tem lugares que eles praticamente vão ter que refazer a terra para poder produzir — conta Susin.
Ouça abaixo a entrevista completa: