O mutirão de vacinação realizado no sábado (18) resultou em pelo menos 6.429 doses de vacinas aplicadas na comunidade de Caxias do Sul. Além do imunizante contra a gripe (Influenza), a população teve a oportunidade de receber as doses do calendário de rotina para crianças, adolescentes e adultos. Foram aplicadas ao menos 5.114 vacinas contra a gripe e 1.315 do calendário de rotina. Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, o dado é parcial.
Entre 8h e 17h, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abriram para aplicar vacinas da gripe e do calendário de rotina. Para se vacinar contra a gripe, a comunidade também teve a possibilidade de procurar postos de vacinação na Praça Dante Alighieri (no ônibus da Cruz Vermelha, parceiro da ação) e no Shopping Villagio Caxias, outro parceiro. Em todos os locais, as aplicações foram feitas por servidores da área da saúde do município. No shopping, além da vacinação, uma equipe da Vigilância Ambiental em Saúde prestou orientações sobre prevenção contra a dengue.
Conforme a prefeitura, a iniciativa de promover o mutirão neste sábado foi para proporcionar à população uma chance a mais para se proteger não só contra o vírus da gripe (Influenza), mas também de outras doenças às quais os caxienses podem ter sido mais expostos em função das fortes chuvas dos últimos dias, como hepatite e tétano.
— Ficamos muito felizes com a boa adesão da população em um dia de tanto frio. Fizemos uma grande mobilização dos nossos servidores para que, mais uma vez, a população tivesse essa oportunidade de cuidar da saúde, e contamos também com o apoio de parceiros, Cruz Vermelha e Shopping Villagio Caxias. As vacinas seguem disponíveis e convidamos a todos para que compareçam às UBSs e se protejam — comentou a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.
A vacina contra a gripe segue liberada para toda a população de seis meses de idade ou mais, em todas as UBSs (exceto Centenário e Vila Cristina, temporariamente fechadas, e Sagrada Família, com problemas na câmara que armazena os imunizantes). A previsão do Ministério da Saúde é de manter essa campanha até 31/5.
A população que precisa atualizar a caderneta de vacinas com doses de rotina também pode procurar a UBS mais próxima de sua casa.