O risco de desabamento de morros no bairro Canyon e alagamentos nos bairros Fátima e Reolon, em Caxias do Sul, já movimentaram, até o meio-dia desta quinta-feira (2), mais de 50 famílias de casa. Três abrigos estão abertos para o acolhimento dessas pessoas e a equipe da prefeitura estuda a possibilidade de abrir os pavilhões da Festa da Uva também para o acolhimento de desabrigados.
De acordo com a diretora de Proteção Social Básica da Fundação de Assistência Social (FAS), Susana Cordova, no Centro de Integração Esportiva do São Caetano há 13 famílias abrigadas, a maioria do bairro Fátima, que fica próximo da barragem que pode romper se a chuva não cessar. No Ginásio de Esportes do bairro Serrano há moradores da Vila Sapo e do Canyon recolhidos; também há pessoas no Núcleo de Políticas Integradas do Reolon. Neste há pelo menos 23 crianças abrigadas com seus familiares, segundo a prefeitura.
— O gabinete de crise da prefeitura está organizando mais estruturas para garantir que todas as pessoas que necessitem saiam de casa — diz Susana.
As famílias abrigadas nestes espaços têm acesso a água e alimentação. Segundo Susana, as doações de alimentos e materiais como colchões e roupas devem ser entregues na Fundação Caxias.
Uma das famílias que saiu de casa ainda durante a madrugada desta quinta-feira foi a da Carolina da Silva Cardoso, 22 anos. Ela, o esposo Bruno de Castro da Rosa, e os filhos de 1, 2, 5 e 8 anos saíram de residência, no bairro Fátima, por volta de 3h. Eles moram na Rua Dr. Luigi Galichio, que fica em frente ao muro da represa Dal Bó. Ainda no começo dessa semana, uma parte da casa da família já estava alagada.
— A guarda municipal nos tirou de casa nessa madrugada. Tocaram a sirene para que todos ficassem alertas. Não deu pra trazer nada, estamos só com a roupa do corpo, e molhada. Por conta da adrenalina e das crianças, não dormimos. Mas ao menos estamos seguros — diz Carolina.
Susana, da prefeitura, informa que pessoas que não se sentirem seguras em casa e precisarem buscar abrigo, podem buscar os espaços da prefeitura.