Depois de ficar sem aulas devido à chuva na quinta e sexta-feira da semana passada, a rede municipal de ensino de Caxias do Sul retoma as atividades a partir desta segunda-feira (6). Contudo, 11 instituições em 10 comunidades seguirão paradas por falta de acesso. O retorno foi definido depois de vistoria realizada neste domingo (5) pela Secretaria de Educação em 90% das escolas de ensino fundamental e infantil.
O objetivo era avaliar se os espaços tinham estragos como infiltrações, acúmulos de água, goteiras nos telhados, entre outros. De acordo com a pasta, nenhuma das escolas apresenta risco a ponto de impedir a volta. Somente a Escola de Educação Infantil Frei Ambrósio, no bairro Esplanada, não foi liberada. A estrutura passará por uma nova avaliação e vistoria em dois dias. Do total de 35.932 alunos da rede, 2.736 seguem fora da sala de aula.
Confira as escolas que seguem sem acesso: EMEF Professora Arlinda Lauer Manfro (Galópolis), EMEF Caetano Costamilan (Forqueta/Comunidade de Loreto 2º Légua), EMEF Santo Antônio (São Pedro 3° Légua), EMEF Villa Lobos (Bairro Nossa Sra. das Graças - Loteamento Vila Lobos / Vergueiros), EMEF Érico Veríssimo (Vila Seca), EMEF Aristides Rech (Criúva), EMEF Assis Brasil e EMEF 21 de Abril (Vila Cristina), EMEF Santa Lúcia (Santa Lúcia do Piauí), EMEF Padre João Schiavo (Fazenda Souza) e EMEF Erny De Zorzi (Vila Oliva).
Situação pela região
Bento Gonçalves
Em virtude das condições climáticas e para garantir a segurança dos alunos, a Prefeitura de Bento Gonçalves optou por manter a suspensão das aulas das escolas municipais nesta segunda-feira (6). As equipes da Secretaria de Educação, estão monitorando a situação das escolas, e trabalhando para restabelecer o atendimento normal.
Canela
As aulas na Rede Municipal retornam nesta segunda em Canela. No entanto, conforme a prefeitura, as escolas Baludíno Boelter (Linha São Paulo), Santos Dumont (Linha Chapadão) e Zeferino José Lopes (Morro Calçado) permanecerão fechadas.
Farroupilha
As aulas para as escolas urbanas de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Centros de Atendimento Integral (CAIs) retornam nesta segunda. Segundo comunicado da prefeitura, professores que residem em outros municípios, que não conseguirem ir até à escola, será recuperado posteriormente. A medida vale também aos alunos com dificuldades de acesso que não serão prejudicados com faltas ou aplicação de conteúdos.
Flores da Cunha
Após a suspensão das aulas da rede de ensino municipal na última quinta e sexta-feira, as atividades escolares serão retomadas nesta segunda. De acordo com a prefeitura, no transporte escolar, alguns pontos do interior do município, como Mato Perso e Otávio Rocha, sofrerão alterações para facilitar o acesso dos veículos escolares.
Otávio Rocha
- Moradores de Santa Justina, aguardar próximo à igreja
- Moradores do acesso a Mato Perso, aguardar próximo à Serralheria Barp
- Moradores do Travessão Carvalho, lado Gelain e Bombardelli, aguardar na capela da comunidade
- Moradores da região da Estrada da Granja, aguardar próximo ao Sérgio Slaviero
Mato Perso
- Moradores da região de São Vitor não terão transporte nesta segunda-feira devido às condições da estrada
Garibaldi
Por meio de comunicado, a prefeitura de Garibaldi informou que as aulas presenciais retornam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI’s), após verificação de todas as instituições de ensino estarem aptas e seguras para receber os estudantes.
Gramado
A prefeitura de Gramado prorrogou a suspensão das aulas na Rede Municipal até esta segunda. Segundo comunicado, o retorno das atividades na terça-feira (8) será reavaliado pelo Gabinete de Crise.
São Marcos
Conforme a prefeitura, a partir de hoje, os estudantes das escolas municipais de ensino fundamental e da Escola Municipal de Educação Infantil Ternura poderão retornar às atividades.