A revitalização da Estação Férrea poderá ser retomada em Caxias do Sul. De acordo com anúncio da prefeitura nesta quinta-feira (9), uma empresa venceu a licitação do último lote para a obra. Os trabalhos estão parados desde junho do ano passado, quando a vencedora do primeiro certame abandonou a reforma. Um novo processo de contratação foi aberto e, dessa vez, dividido em cinco grupos.
Os quatro lotes anteriores já tiveram empresas definidas. O que restava era a contratação para obras de terraplenagem, drenagem e calçamentos, incluindo a colocação das pedras de basalto. Os envelopes foram abertos no início desta semana e a Caxias Pavimentações foi confirmada como a vencedora.
Os lotes da licitação
- Lote 1: compra de pedras basálticas.
- Lote 2: obras de terraplenagem, drenagem e calçamentos.
- Lote 3: construção de banheiros e arquibancada, além de novo paisagismo e reforma do antigo terminal graneleiro e da caixa d'água do complexo. Também inclui a preparação do terreno para instalação da fonte luminosa.
- Lote 4: projeto, fornecimento e instalação da fonte luminosa.
- Lote 5: instalações elétricas e iluminação.
O prazo para a revitalização é de 18 meses a contar da ordem de início. O diretor de Projetos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Reinaldo Toscan Neto, explica que a retomada depende das condições climáticas e dos trabalhos voltados para a recuperação do município e do Estado por conta da chuva dos últimos dias. A expectativa é que o trabalho seja reiniciado entre a última semana de maio e a primeira de junho.
— Agora que temos as empresas vamos avaliar o andamento das questões ambientais, das chuvas na cidade e região. Temos empresas de outras cidades que estarão na obra, e precisamos considerar os deslocamentos — diz Neto.
Nos próximos dias serão realizadas reuniões com os representantes das empresas contratadas para que seja feito o planejamento e o cronograma dos trabalhos.
O orçamento da obra é de cerca de R$ 7,6 milhões. Desse total, R$ 3,5 milhões serão pagos com recursos disponibilizados pelo Programa Avançar no Turismo, do governo do Estado. O restante será completado pelo município, por meio de empréstimo autorizado pela Câmara de Vereadores.
O projeto de revitalização da Estação Férrea prevê a criação de concha acústica, praça com fontes de água interativas e deques na Rua Augusto Pestana, entre outras melhorias urbanísticas.