Ponto de apoio dos romeiros há décadas, a Linha Palmeiro registrou um movimento bem abaixo da média nesta manhã de sábado (25). A percepção é de quem trabalha na venda de lanches para os peregrinos. A comunidade da Capela Nossa Senhora das Graças, por exemplo, conseguiu atender a quem parou para comer e descansar sem correria. Alguns voluntários até voltaram para casa porque o movimento estava muito tranquilo.
Conforme o presidente da comunidade, Mário Walke, já se imaginava um número menor de caminhantes devido à interrupção por risco de deslizamento de terra no início da Rua Luiz Victorio Galafassi. Tanto que reduziram na noite de sexta a compra de pães para serem usados neste sábado de 1,5 mil para 800. A expectativa é que o movimento possa ser maior neste domingo.
— Frio já teve em outros anos. Chuva também. O que influenciou foi o bloqueio. Imagina, aumenta em uns 10 quilômetros — diz Walke.
Idavino Borges dos Santos, morador da localidade e vendedor de bergamotas também sentiu um público menor. Até por volta de 9h30min, tinha vendido 50 sacolinhas da fruta, a R$ 5 cada. Ainda tinha oito caixas, cada uma com 20 quilos de bergamota, e mais nove caixas em casa para vender neste domingo.
Mara Lúcia Gonçalves saiu de casa, em Caxias, por volta de 3h com 20 caixas de bergamota. Até o final da manhã tinha vendido três caixas.
— Em anos normais, já teria vendido 11, 12 a essa hora. Espero que o movimento esteja melhor nesse domingo — diz.
Mais adiante, o restaurante Roman, outro tradicional ponto de parada dos romeiros, teme perder clientes com o bloqueio que alterou o trajeto dos peregrinos. Mas como a prefeitura de Farroupilha liberou o acesso na ponte para que os caminhantes possam lanchar no estabelecimento e retornar para o caminho alternativo, a preocupação reduz.
Conforme Naiara Roman, filha do proprietário do restaurante, ainda não é possível estimar se haverá algum prejuízo com a alteração. Mas, de qualquer forma, o restaurante já estava preparado para menos movimento.
— A gente sabia que em função das enchentes que teria um público menor. A gente imagina que vai ser menor a venda.