Uma nova preocupação surge por conta da chuva dos últimos dias na Serra. De acordo com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, existe risco de deslizamentos na Rota do Sol, no trecho próximo ao distrito de Vila Seca. É no mesmo local em que uma adutora do Sistema Marrecas rompeu no último dia 1º de maio. Por isso, o município busca a reconstrução da ponte entre Fazenda Souza e Vila Seca para servir como uma alternativa no caso de um novo episódio de deslizamento.
O risco de bloqueio na RS-453 não é o único que preocupa a prefeitura. Adiló afirma que o Samae também está providenciando caminhões para transportar água. Em caso de novo deslizamento e comprometimento do abastecimento, os veículos serão usados para abastecer residências atendidas pelo sistema. A atualização foi feita em reunião do gabinete de crise nesta quarta-feira (8).
— As informações que nos chegam dos geólogos, tanto de empresas voluntárias que estão nos auxiliando, quanto dos nossos servidores, são muito preocupantes pela instabilidade do terreno, principalmente ali na Rota do Sol — declara Adiló.
Caso ocorra um novo deslizamento, a prefeitura acredita que a Rota do Sol teria que ficar bloqueada por alguns dias.