Um avião do cantor Gusttavo Lima aterrissou, no final da tarde desta segunda-feira (6), no Aeroporto Hugo Cantergiani em Caxias do Sul com doações para pessoas afetadas pela chuva que atinge o Rio Grande do Sul. O artista entrou em contato com a administração do aeroporto para saber quais tipos de donativos poderiam ser entregues.
Vinda de São Paulo e pousando por volta das 18h, a aeronave trouxe colchões, mantimentos e água, que foram retirados por militares do Exército Brasileiro. Depois de ser descarregada, retornou para São Paulo, onde deve ser novamente carregada com medicamentos e outros itens e retornar ainda na noite desta segunda-feira com mais materiais. Toda a carga está sendo catalogada pela equipe do Exército e levada por outras aeronaves para as cidades afetadas. Até o momento, são mais de 360 municípios afetados pela chuva.
Além da aeronave do cantor, um avião da Gol aterrissou no aeroporto instantes antes, com seis toneladas de donativos. Os itens que chegam no aeroporto são levados para um hangar para, em seguida, serem encaminhados para distribuição aos municípios atingidos.
Segundo a administração do aeroporto, o fluxo de aeronaves de pequeno, médio e grande porte nesta segunda-feira foi equivalente à quantidade que o Hugo Cantergiani recebe em, pelo menos, 20 dias. Os aviões e helicópteros vindos para a cidade saíram de Estados como Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Muitas doações foram feitas por empresas privadas ou pessoas que reuniram donativos e alugaram aeronaves para fazer as entregas.
De acordo com o diretor do aeroporto, Maurício D’Ávila, companhias aéreas estão remanejando voos gradativamente de Porto Alegre para Caxias do Sul. Acrescentou que, neste momento, não é possível afirmar se o fechamento do aeroporto da Capital vai intensificar ainda mais o fluxo de voos na cidade da Serra.
Durante a chegada das aeronaves com os donativos, o prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, esteve no aeroporto acompanhando a situação ao lado do secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Jr. O prefeito mencionou que o fluxo visto nesta segunda-feira, com influência do fechamento do aeroporto de Porto Alegre, intensifica a necessidade de construir o novo aeroporto no distrito de Vila Oliva.
— Está provado que o nosso Aeroporto Hugo Cantergiani é bom, mas precisamos de um apoio maior tanto da aviação civil quanto da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), porque a cidade está se transformando em um corredor humanitário e nós não temos essa estrutura toda para dar o atendimento necessário. O movimento de hoje se equivale ao movimento de quase um mês. Então, estamos fazendo movimentos para conseguirmos mais apoio para melhorar o funcionamento do nosso atual aeroporto, e vemos que é urgente o aeroporto de Vila Oliva — diz o prefeito.
Atualmente, o aeroporto de Caxias do Sul é um dos principais pontos de conexão de outros Estados com o Rio Grande do Sul.