O reencontro com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, pertencente à Capela São Luiz, do município de União da Serra, ponto de devoção destruído pelas enchentes, é a centelha de esperança que motiva os moradores da comunidade. No dia 1° de maio, a água destruiu a capela, símbolo de fé e devoção construída há mais de cem anos. A imagem da santa padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes, desapareceu com a chuva. A comunidade, abalada pela perda da capela e da imagem, iniciou buscas pela santa.
Oito dias após a tragédia, a imagem de Nossa Senhora foi encontrada no município de Guaporé, a cerca de 30 quilômetros de distância. O encontro com a santa pelo agricultor Ailton Domingos Pin foi interpretado como um sinal de esperança e força pela comunidade.
— Eu estava junto com a minha cachorra aquele dia. Aí ela desceu antes que eu, até a beira do Rio Guaporé, e começou a latir. Eu desci também, quando eu cheguei lá perto, eu vi uma imagem. Aí eu fui lá e olhei, era a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes — Relata o agricultor.
Osmar Burille, pároco da igreja, fez apelos nas redes sociais à comunidade, buscando ajuda para localizar o símbolo de fé.
— Eram vários dias que a gente não tinha vestígio de nada. Então, assim que apareceu este sinal, que foi encontrada esta imagem, o sentimento é que Deus, Nossa Senhora, dá um sinal que não está tudo perdido — emociona-se Osmar.
Atualmente, a comunidade organiza o restauro da imagem santa, processo que passará pelas mãos de dona Elzira, restauradora sacra e fiel da região. A restauradora espera que a imagem esteja pronta até o final do ano.
— Eu achava que tinha que aparecer, nós começamos a fazer orações aqui na igreja, aqui na Igreja Matriz de Guaporé. E ela apareceu. Eu vou fazer ela ficar linda como era antes, igualzinha — conta Elzira.