O resgate de pessoas que vivem em áreas de risco em Caxias do Sul teve boas notícias nesta sexta-feira (3). Em operação em Galópolis, que sofreu com deslizamentos de terra nesta semana e registra uma morte e sete desaparecimentos até o momento, os bombeiros retiraram uma mulher de 85 anos.
Maria Ilda Fracini estava em casa e precisou ser convencida pela família a deixar o local e ficar em segurança até que as chuvas cessem na região.
— Eu não queria sair, porque eu estou ruim das pernas. Eu nasci aqui e é difícil deixar para trás. Eu estava com um pouco de medo, mas achei que não era tão grave assim. Quem me convenceu foi a neta, a filha. Diziam “vamos, mãe. Vamos, mãe” — afirma Maria.
A situação na comunidade ainda é de alerta máximo por parte das autoridades. De acordo com o Corpo de Bombeiros, alguns moradores se negam a sair de casa, mesmo com a comunicação expressa de risco de novos deslizamentos. O capitão Vinícius Manfio, do 5º Batalhão, reitera que o objetivo é remover todas pessoas em situação de risco.
— A comunidade está incomunicável. Não tem luz, não tem telefone, não tem internet. Quem tinha celular já ficou sem bateria. No início, talvez, as pessoas não tinham noção da gravidade do cenário que enfrentavam e optaram por não sair. Mas, agora, estamos tendo acesso até elas, com quadriciclos e jipes que voluntários estão nos fornecendo. A ideia é convencê-las a fazer uma retirada segura desses locais, tendo em vista que, apesar da chuva ter parado até esse momento, pode retornar e acabar comprometendo a evacuação — aponta o capitão.
Janaína Fracini, 34 anos, neta da dona Maria Ilda, e que convenceu a avó a sair de casa, ainda não conseguiu fazer o pai a fazer o mesmo. O homem de 71 anos é mais um dos relutantes a sair de onde vive.
— Ele não quis sair. Acha que está seguro. Mas está isolado, não sabe da situação. Ele não quer deixar a casa, os animais. E está muito feio lá, muito feio — comenta.
Reforço de efetivo vindo da Bahia
Para auxiliar nas buscas pelas sete pessoas que desapareceram após deslizamento de terra em Galópolis, os bombeiros de Caxias receberam importante reforço. Nesta tarde, 10 homens da Bahia aumentaram o efetivo e já estão trabalhando com a corporação local.