O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul estima que até quinta-feira (9) o abastecimento de água esteja normalizado no município. De acordo com a autarquia, há dois pontos principais de desabastecimento nesta segunda-feira (6): a comunidade de Forqueta e os bairros atendidos pelo Sistema Marrecas, cuja adutora rompeu na quarta-feira (1°), em Vila Seca, por conta de um deslizamento de terra.
Na região de Forqueta, segundo a assessoria de imprensa do Samae, foram feitas manobras para que a água retorne à comunidade, contudo, pontos mais altos ainda podem sofrer com o desabastecimento. Os moradores estão sendo auxiliados com o uso de caminhões-pipa.
Em relação ao Sistema Marrecas, o trabalho envolveu a estabilização do solo. Durante o domingo (5), foram realizados testes e a água começou a chegar no centro de reserva. No final da tarde de segunda-feira (6), foi liberada o abastecimento do Sistema Marrecas. Contudo, considerando a existência de áreas mais altas no município, a projeção de normalização se mantém para até quinta.
— Se tudo correr bem, a nossa previsão de normalização do sistema é de quarta para quinta-feira — projeta a coordenadora de comunicação e relações institucionais do Samae, Andréia Copini.
Os bairros abastecidos pelo Sistema Marrecas são: Alpes Verdes, Ana Rech, Brasília, Capivari, Castelo (parte), De Lazzer, Diamantino, Guarujá, Interlagos, Jardelino Ramos, Jardim Adorado, Jardim da Colina, Jardim das Hortências, Jardim do Lago, Jardim Eldorado, Jardim Embaixador, Jardim Esmeralda, Jardim Iracema, Jardim Margarida, Jardim Vitória, Mariani, Marianinha de Queiroz, Mariland, Millenium, Moinhos de Vento, Morada dos Alpes, Parada Cristal, Parque Verde, Pinheiro, Sagrada Família, Saint-Etienne, Santa Bárbara, Santa Rita, Santo Antônio, São Carlos, São Ciro, São Cristóvão, São Geraldo, São Giácomo, Século XX, Serrano, Solar do Prado, Solar Masotti, Vila Alpina, Vila Borghese, Vila Brasil, Vila Nova, Vila Pinheiro, Vila Primavera, Visto do Sol e Vitória.