Um problema técnico na subestação de energia elétrica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Caxias do Sul deixará cerca de 1,4 mil alunos sem aulas pelo menos até a próxima segunda-feira (8). De acordo com o diretor da unidade, Jeferson Fachinetto, a interrupção do serviço deu-se após a realização de reparos na rede de abastecimento externa da unidade, quando o transformador começou a apresentar o defeito. A suspensão vale para todos os turnos.
Como o IFRS é uma instituição pública, há a necessidade da abertura de uma licitação emergencial para a contratação do reparo necessário, o que atrasa a retomada das atividades. Contudo, segundo o diretor, será possível a dispensa processo devido ao seu caráter emergencial, dentro do parâmetros legais.
Fachinetto ainda assegura que as aulas perdidas nesta semana serão recuperadas ao longo do ano, para que nenhum aluno fique sem a carga obrigatória de atividades.
— Por se tratar de um problema elétrico, vamos fazer o processo com cautela. Estamos atrás da contratação emergencial para realizar os reparos, por isso a previsão estendida para segunda. Ao longo do ano, vamos reorganizar nosso calendário para recuperar as atividades perdidas neste período — garante o diretor.