Com a ordem de início do trabalho da concessionária Luz de Caxias dentro da parceria público-privada (PPP) da iluminação pública, assinada na última quarta-feira (27), os planos de investimento no setor começam a ganhar forma. A modernização do sistema na cidade deverá ocorrer em três frentes diferentes, com a atuação de pelo menos seis equipes. É o que prevê o plano de trabalho da empresa, cujo esboço foi apresentado na última segunda-feira (1º) ao município. Uma das frentes se dedicará ao quadrilátero central e outra aos distritos, enquanto a terceira força-tarefa abrangerá o restante da área urbana.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, com exceção do quadrilátero central, que terá equipe exclusiva, a área urbana será dividida em quatro partes. Cada uma delas contará com pelo menos uma equipe que irá substituir as luminárias de vapor de sódio, com menor luminosidade e maior consumo de energia, por dispositivos de LED. O trabalho ocorrerá de forma simultânea nas quatro divisões da área urbana, começando pelos pontos mais distantes e seguindo em direção ao centro.
— Se eles entenderem que precisará de mais gente, vão agregar mais equipes. Inclusive, eles podem trazer pessoas do Paraná, onde também têm equipes, porque depois que a modernização terminar vai precisar de pessoal apenas para os consertos. E as luminárias de LED duram muito mais — explica o secretário de Obras, Norberto Soletti.
Já no núcleo central da cidade haverá pelo menos uma equipe responsável por implantar a iluminação em LED. Os profissionais vão atuar tanto em vias paralelas quanto em transversais da Avenida Júlio de Castilhos, entre outras que ainda utilizam o sistema antigo. A Júlio e as ruas Sinimbu, Os Dezoito do Forte e Pinheiro Machado já tiveram toda a iluminação modernizada há alguns anos por equipes do próprio município. Os dispositivos também serão revisados nesses pontos, mas somente após a substituição nos pontos mais antigos. A terceira frente de trabalho será dedicada a áreas do interior e seguirá a ordem estabelecida pelo município.
A Luz de Caxias já conta com sete equipes e outras três serão agregadas na próxima segunda-feira (8). O contrato prevê que o início da modernização ocorra até 27 de junho e que os cerca de 50 mil pontos de luz estejam substituídos em um ano e três meses, mas a expectativa é de que os prazos sejam reduzidos.
— Eles já propuseram fazer em menos tempo. Acredito que em 45 dias eles vão iniciar — projeta Soletti.
Iluminação de destaque
Além da troca das lâmpadas dos postes, a modernização também inclui a implantação da chamada iluminação de destaque. São luminárias que valorizam a fachada de prédios históricos e monumentos e, por consequência, proporcionam uma ambientação do entorno. Entre os pontos que terão prioridade para a iluminação de destaque estão o Monumento Nacional ao Imigrante, a Casa de Pedra, a Casa da Cultura e o Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (veja abaixo a lista completa). Parques, praças e outros espaços de lazer também serão contemplados.
De acordo com Soletti, esses pontos serão trabalhados por uma equipe exclusiva, mas o início não será imediato.
— Vai começar a modernização da iluminação nas ruas e, quando ela já estiver em andamento, vai se trabalhar nos monumentos — explica.
Prazos
Até o fim de junho, a Luz de Caxias tem até sete dias para realizar consertos e substituições a partir de chamados abertos pela população. A partir daí, passam a vigorar os prazos contratuais.
Em caso de defeitos causados por acidentes ou questões climáticas, por exemplo, o reparo deverá ser imediato. Em luminárias que terão monitoramento remoto (caso de vias centrais, perimetrais e acessos a bairros), o funcionamento terá que ser restabelecido em até 24 horas. Já onde não houver a chamada telegestão, o prazo para o reparo será de 48 horas, mesmo prazo para a iluminação de monumentos. Nas proximidades de escolas e hospitais, o conserto terá que ser mais rápido, em 12 horas no máximo, enquanto no interior o limite será de 72 horas.
Inicialmente, o Alô Caxias segue recebendo os chamados, mas a expectativa é de que a concessionária abra um canal direto de comunicação nos próximos meses.
Prédios que terão iluminação especial
- Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
- Monumento Nacional ao Imigrante
- Prefeitura
- Museu Ambiência Casa de Pedra
- Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami
- Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima
- Museu Municipal
- Estação Cidadania Cultura (bairro Cidade Nova)
- Antiga Estação Férrea de Caxias do Sul
- Câmara de Vereadores
- Pórtico de Ana Rech