Serviços de outros setores da administração municipal de Caxias vão ser reforçados, nos próximos meses, a partir da transferência de servidores que atualmente trabalham na iluminação pública da cidade. A mudança vai ocorrer em função do início das atividades plenas da concessionária Luz de Caxias, que ficará responsável pela instalação, manutenção e modernização de todos os pontos de iluminação da cidade, inclusive em parques e praças. As áreas reforçadas serão a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e a Secretaria de Trânsito, além da força-tarefa de limpeza de fios.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos (Smosp) de Caxias, Norberto Soletti, a expectativa é assinar a ordem de serviço para o início do trabalho da concessionária até o fim de março. A partir disso, as equipes que atuam na manutenção do parque de iluminação atualmente serão desmobilizadas.
— Estamos analisando a documentação que eles entregaram. Tem apólices de seguro e plano de operações, por exemplo, que ainda precisamos verificar — explica Soletti.
O departamento de iluminação da secretaria ficará responsável por fiscalizar o contrato da concessão e manterá ainda uma equipe para verificar se o trabalho da Luz de Caxias atende os requisitos do contrato. Além disso, uma consultoria independente, contratada pelo município também será responsável por verificar se o serviço está dentro dos parâmetros contratados.
— Cada ponto onde se faz a troca tem que ser vistoriado e a consultoria é importante para fazer o contraponto com o nosso pessoal — afirma o secretário.
Desde o início de fevereiro, equipes da Luz de Caxias já atuam na substituição de lâmpadas queimadas. O trabalho, contudo, ocorre em parceria com servidores municipais, dentro de um processo de transição operacional. Os reparos realizados pelas cinco equipes da concessionária já ocorre com a instalação de luminárias de LED.
Novas tarefas
Na Semma, a equipe cedida pela Smosp deverá reforçar o trabalho de poda e manejo de árvores. Atualmente, existe apenas uma equipe responsável por essa atividade, que não consegue dar conta da demanda. Segundo o titular da pasta do meio ambiente, João Uez, deveria existir no mínimo três equipes para o serviço. Já para a Secretaria de Trânsito está prevista a transferência de um caminhão para utilização pelo setor de semáforos.
Outro setor importante que deve ser reforçado é o trabalho de remoção de fios desativados em postes da cidade. Uma equipe ficará dedicada a recolher a fiação rompida que muitas vezes fica pendente sobre as calçadas. Por se focar apenas nos fios já quebrados, essa frente de trabalho não vai precisar do acompanhamento das empresas de telecomunicações. Dessa forma, ela deve complementar a força-tarefa de limpeza e organização dos fios ainda fixados, que atualmente está suspensa, mas deve ser retomada pelo município. Além disso, também haverá demandas internas na Smosp, que poderão ser supridas por servidores da iluminação.
— Todos que quiserem permanecer dentro da Smosp poderão permanecer. Temos setor de manutenção elétrica de veículos e também muita demanda de manutenção predial. Os caminhões que estiverem ruins serão desativados e levados a leilão, os que estiverem em condições ficarão na Smosp, na Semma e na Secretaria de Trânsito — revela Soletti.
Os trâmites para transferência, tanto dos servidores como dos caminhões estão em andamento.
Pedidos de reparos
De acordo com Soletti, no início do trabalho da Luz de Caxias, os chamados para conserto de iluminação continuarão a ser recebidos pelo Alô Caxias. Assim, que o serviço estiver mais estabelecido, porém, a empresa pretende criar canais diretos com a população.
— A ideia da empresa é ter um 0800, mas nós também vamos ter acesso — observa o secretário.
Além de repassar a modernização e a manutenção para um empresa, a parceria público-privada (PPP) da iluminação também prevê prazos para o atendimento de chamados. Em caso de defeitos causados por acidentes ou questões climáticas, por exemplo, o reparo deverá ser imediato. Em luminárias que terão monitoramento remoto, o funcionamento terá que ser restabelecido em até 24 horas. Já onde não houver a chamada tele gestão, o prazo para o reparo será de 48 horas, o mesmo para a iluminação de monumentos. Nas proximidades de escolas e hospitais, o conserto terá que ser mais rápido, em 12 horas no máximo, enquanto no interior o limite será de 72 horas.
Esses prazos, porém, somente entrarão em vigor entre o fim de junho e o início de julho, quando a atividade da empresa completar três meses.