O tempo fechado do início da manhã deste sábado (27) não impediu que centenas de motociclistas participassem da 46ª pré-romaria em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha. Mais uma vez, a procissão não contou com um organizador, e os fiéis saíram de forma individual ou em pequenos grupos ao longo da manhã. Conforme estimativa da assessoria de imprensa do santuário, foram cerca de 900 veículos.
Os primeiros fieis chegaram ainda por volta das 8h. Às 11h, o padre e reitor do Santuário, Ricardo Fontana, deu a bênção aos motociclistas. Em sua fala, pediu por proteção para aqueles que usam os veículos como meio de trabalho, e também para quem tem nas motos um meio de diversão para sair com os amigos.
— É um grupo de trabalhadores que queremos abençoar para que estejam sempre protegidos, estão sempre no pique do trânsito, e eles agilizam as tarefas da sociedade. Tem também os motociclistas que gostam de cortar as estradas como seu hobby e, com motos mais potentes, fazem longas viagens — destaca o padre.
Um dos fundadores da pré-romaria das motocicletas em 1978, o caxiense Victor Hugo Gauer, 73 anos, lembra que na primeira edição foram apenas 48 motos. Por outro lado, lamenta o fato de que nos últimos anos o número de motociclistas tenha reduzido. Segundo, a procissão já superou os 30 mil veículos vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul.
— Infelizmente ela foi decaindo por algumas mudanças, saiu do domingo para o sábado, que é um dia útil, porque toda a parte do comércio ainda trabalha, e isso significa que acabamos perdendo um contingente de 35% a 40% daqueles que frequentavam, é um número muito expressivo. Mas o que nos move é exatamente continuar demonstrando a nossa fé — descreve Gauer.
Quem também participa da pré-romaria desde a década de 1970 é o farroupilhense Luiz Carlos Cardoso, 68. Com um botom da edição de 1979 guardado da carteira, ele, que atualmente mora em Carlos Barbosa, diz que sempre vai pedir proteção e agradecer pelas bênçãos.
— Agradecer, eu sou católico, e sem Deus não somos nada — descreve.
A pré-romaria também foi marcada pela presença de grupos, como o Moto Grupo Sobre Rodas, fundado há cerca de um ano e meio, e que reúne moradores de Nova Prata, Nova Bassano, Vila Flores e Nova Araçá. Cerca de dez integrantes saíram por volta das 9h de Nova Prata e chegaram às 10h30min ao santuário.
— Viemos pedir proteção de Deus porque infelizmente todos os finais de semana têm acidentes. Sempre tentamos andar mais controlados para não dar esses imprevistos e viemos pedir a proteção de Deus — comenta Renan Gnadt Cardoso, presidente do grupo.
Ainda na tarde deste sábado ocorre na 16ª pré-romaria dos carros antigos. A procissão com a padroeira saíra do Posto SIM na RS-453, próximo do Shopping Villagio, às 14h. A missa no santuário está marcada para às 15h.
A 145ª Romaria ao Santuário de Caravaggio, que ocorre nos dias 25 e 26 de maio, tem lema Fonte de misericórdia, rogai por nós!.
Programação das pré-romarias
- 27 de abril (sábado) - missa das 15h → Carros Antigos (16ª edição)
- 4 de maio (sábado) - missa das 10h30min → Ciclistas (20ª edição)
- 4 de maio (sábado) - missa das 15h → Jipeiros (17ª edição)
- 10 de maio (sexta-feira) - missa das 15h → Grupo Conviver - CRAS Flores da Cunha (150 idosos)
- 10 de maio (sexta-feira) - missa das 15h → Grupo Semar - CRAS Flores da Cunha (190 idosos)
- 11 de maio (sábado) - bênção às 11h → Cavalarianos (30ª edição)
- 11 de maio (sábado) - bênção às 14h → Crianças (10ª edição)
- 13 a 17 de maio (segunda a sexta-feira) - missa às 9h e às 15h → Programa Conviver da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Caxias do Sul
- 16 de maio (quinta-feira) - 07h50min: bênção aos corredores e 8h: Lar com toque dos sinos → Ultramaratona (4ª edição)
- 18 de maio (sábado) - missa das 10h30min → Caminhada e Corrida da Fé (13ª edição)
- 18 de maio (sábado) - missa das 17h → Rede Murialdo (1ª edição)
- 19 de maio (domingo) - missa das 11h → Movimento do Cursilho
- 19 de maio (domingo) - missa das 16h → Pessoas com deficiência
- 25 de maio (sábado) - missa das 10h30min → Juventude (11ª edição)
145º Romaria de Caravaggio
Nos dias 25 e 26 de maio, com missas entre 6h e 17h.