O movimento para a compra de chocolates e presentes de Páscoa é intenso no centro de Caxias do Sul neste sábado (30). Em uma loja especializada em chocolate, na Avenida Rubem Bento Alves, no bairro Sagrada Família, a movimentação começou a aumentar nos últimos 15 dias com ações como a chegada do coelho e oficinas de com crianças.
— O movimento intensificou, especialmente, a partir da quarta-feira (27). A quinta (28) foi um dia de muito, muito movimento. A nossa expectativa está bem alta e hoje (sábado) acreditamos que vai movimentar ainda mais porque é nosso dia de maior faturamento durante o ano todo também. A loja está aberta desde as 8h com um bom público — afirma a gerente Pâmela Schmaedeke.
O mesmo movimento foi notado em uma loja na Rua Pinheiro Machado, na área central. Lá os clientes compravam chocolates, mas também saiam com cestas com diversos produtos e balas para presentear as crianças.
Segundo o proprietário Elenir Luiz Bonetto, a quinta-feira que antecede a Páscoa é o dia de maior venda sempre. Ele ressalta que neste sábado também há uma busca intensa por doces:
— A expectativa está dentro do esperado que a gente tinha de vendas. O que percebo que vai mudando de ano a ano, e que a gente nota cada vez mais, é que a miudeza vende mais que os ovos. O custo do ovo em si é muito elevado, comparando com uma barra de chocolate, por exemplo. Então vendemos cada vez as barras, bombons e demais itens.
Comprovando a percepção do gerente, os clientes carregavam sacolas, especialmente, com barras de chocolates e bombons. As irmãs Jéssica Ribeiro, 30 anos, e Diana Cristina Marques da Silva, 27, compraram barras de confeiteiro:
— Todos os anos a gente compra as barras maiores para derreter e fazer os ovos em casa. Temos as forminhas e fazemos com as crianças. Sai mais em conta ter uma produção caseira, eles ajudam e todos ganham um presente de Páscoa — conta Jéssica.
Com a cestinha cheia de produtos, Nazareno da Rosa, 57, não apostou só no chocolate para presentear a família.
— Aproveitamos algumas promoções e estou levando amendoim, pipocas doces para as crianças e também bombons de avelã — ressalta ele.
Em um mercado na Avenida Júlio de Castilhos, o movimento também era intenso. Uma das clientes, Delise de Fátima Moreira, 47, apostou no presente tradicional:
— Encontrei o que procurava e estou levando ovos de chocolates e caixas de bombons para as minhas filhas e meu netinho.
Já industriária Agnes Libardi, 34, e a filha Emili Valentina Liberti, sete, aguardavam em uma longa fila, que estava do lado de fora da loja na área central, para aproveitar as promoções.
— A gente veio de Nova Petrópolis a Caxias para fazer as compras de Páscoa. Geralmente viemos para cá e hoje optamos por vir nessa loja porque os valores compensam — garante ela.
Expectativa de crescimento
A expectativa do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros) é de crescimento de 4% nas vendas em relação ao mesmo período de 2023. O presidente da entidade, Volnei Basso, explica que produtos menores, como barras tradicionais de 90 gramas e bombons, não registraram aumento considerável de preço em 2024. Por isso, seguem como opções escolhidas pelo consumidor.
— A expectativa está ficando dentro do esperado, de um aumento mais ou menos de 4% em relação ao ano passado nos produtos de Páscoa. A gente percebe que o fluxo nos produtos estava bom e na sexta as lojas que abriram também tiveram boas vendas — completa.