O Dia D contra a dengue é realizado neste sábado (2) em diversas cidades do Brasil. No Rio Grande do Sul, 10.387 casos foram diagnosticados em 466 dos 497 municípios gaúchos, sendo que 11 pessoas morreram pela doença. Na região serrana ao menos três cidades aderiram à mobilização nacional. As prefeituras de Canela, Flores da Cunha e Farroupilha promovem ações para reforçar cuidados e evitar a propagação mosquito transmissor.
Com o tema Dez minutos contra a dengue, a mobilização foi lançada pelo Ministério da Saúde. A ideia é convocar a população, especialmente influenciadores digitais, mídia e atores locais, para conscientizar a comunidade sobre características da doença e procedimentos de prevenção. Confira as ações na Serra:
Canela
Em Canela as ações começaram por volta das 8h30min, com pedágio informativo na Praça João Corrêa. Das 10h às 11h30min ocorre uma ação no Parque do Lago. O secretário da Saúde, Álvaro Grulke, destacou que o enfrentamento à dengue deve ser constante:
— A população precisa se manter sempre atenta e vamos focar na prevenção — afirma ele.
Os servidores da saúde entregam panfletos para a população com orientações de conscientização sobre o combate ao mosquito. As ações seguem até as 11h30min.
Flores da Cunha
O município de Flores da Cunha também aderiu à convocação do Ministério da Saúde para reduzir o avanço da dengue em todo o país. Com apenas um caso importado de dengue, quando a pessoa apresenta sintomas após ter viajado, a prefeitura pede a mobilização de toda a população na eliminação de possíveis criadouros do inseto.
A secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, alerta a comunidade sobre a importância de participar do movimento:
— Ao acompanhar diariamente a situação da doença no Brasil e no Rio Grande do Sul, vemos que 75% dos focos do mosquito estão nos domicílios, por isso, essa mobilização é fundamental para garantirmos que não aconteça a proliferação da doença aqui no município — afirma ela.
Em caso de denúncias e dúvidas, a comunidade deve contatar a Secretaria de Saúde pelo telefone (54)3292-6800.
Farroupilha
Com seis casos de dengue em 2024, a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Farroupilha realiza ações desde as 8h deste sábado. Dois seis casos de dengue confirmados, quatro são importados, ou seja, a pessoa foi infectada em outra cidade, e dois são autóctones, em que a pessoa foi infectada no município.
Entre as atividades ocorre um pedágio de conscientização em esquinas e locais de movimento no centro da cidade. Os servidores distribuem material informativo de combate à dengue. As equipes estão identificadas e entregam folders com cuidados e orientações para a população eliminar os criadouros.
A ação ocorre no cruzamento da Rua Independência com a Tiradentes, próximo ao Hospital Beneficente São Carlos, na esquina da Rua Coronel Pena de Moraes com a Rua Pinheiro Machado e no cruzamento da Júlio de Castilhos com a Rua Pedro Grendene. Além disso, há uma equipe distribuindo material na Campanha de Recolhimento de Vidros, que ocorre na 14 de Julho, em frente ao Centro Administrativo. As ações seguem até as 11h30min.
Caxias realiza ações no dia 9
A Secretaria Municpal de Saúde (SMS) de Caxias do Sul informou que vai realizar o Dia D de combate à dengue no dia 9 de março, junto com a abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a realização do Mutirão de Saúde da Mulher. Em nota, a SMS afirma que a decisão visa evitar o pagamento de horas extras em dobro, "otimizando recursos e ampliando o tempo de divulgação". O comunicado diz ainda que:
"Cabe ressaltar que os agentes de combate a endemias estão em campo hoje (02/03) com orientações à população e verificação de denúncias, como ocorre aos sábados. Devido à alta demanda de denúncias, neste sábado estamos com 05 veículos atendendo as denúncias que entraram pelos canais de ouvidoria e alô Caxias".
A prefeitura de Caxias tem usado drones para localizar focos do mosquito Aedes aegypti. Essa ação é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com a Guarda Municipal. A intenção é observar e identificar áreas em que existam, por exemplo, pontos de água parada. A primeira ação ocorreu no bairro De Zorzi, onde foi registrado um caso contraído na cidade, o chamado autóctone.
Campanha
A campanha Dez minutos contra a dengue sugere que cada um dos moradores separe dez minutos por semana para o combate à dengue, já que cerca de 75% dos criadouros estão nas casas. A ideia é que esse tempo é suficiente para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos.
Dicas
- Manter quintais limpos e organizados, evitando acúmulo de lixo e pequenos recipientes com possibilidade de reter a água.
- Não utilizar pequenos pratos ou bandejas nos vasos de plantas.
- Manter caixas de água ou outros tipos de reservatórios tampados ou telados.
- Evitar a utilização de pequenas piscinas de crianças sem proteção de telas.
- Manter limpos e protegidos os potes de água dos animais de estimação.
- Ficar atendo ao acúmulo de água em ralos e calhas, mantendo manutenção e limpeza rotineiras desses locais.
- Verificar se próximo da residência existem locais e terrenos abandonados com materiais que tenham a possibilidade de acumular água (pneus velhos, potes plásticos, latas e outros) e informar as autoridades.