Caxias do Sul iniciou, nesta quarta-feira (21), a utilização de drones no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Essa ação é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde com a Guarda Municipal e tem o objetivo de observar e identificar áreas em que existam, por exemplo, pontos de água parada. A primeira ação ocorreu no bairro Dezorzi, onde foi registrado um caso autóctone de dengue (contraído na cidade).
De acordo com o diretor técnico da Vigilância Ambiental em Saúde, Rogério Poletto, as imagens captadas pela GM durante a ação serão analisadas e, se forem identificados locais com água parada, os agentes de combate às endemias realizarão visitas na região. A iniciativa deve ser estendida para outras localidades e se somar aos serviços de rotina, como as visitas domiciliares, atendimentos de denúncias e monitoramentos de pontos estratégicos.
Caxias soma 134 focos do mosquito transmissor da dengue identificados e bloqueados até o momento. Nesse ano já foram confirmados três casos de dengue autóctone e 13 importados (em que a pessoa viajou e retornou doente).