Um homem de 39 anos foi denunciado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por homicídio qualificado, nesta quarta-feira (6), por suspeita de matar a facadas José Monteiro da Silveira, 34 anos. A vítima foi assassinada no dia 24 de fevereiro enquanto passeava com o cachorro de estimação, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul.
Conforme a denúncia, oferecida pelo promotor de Justiça Leonardo Giardin, as qualificadoras são motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. Segundo o promotor, que analisou imagens de câmeras de segurança que flagraram o crime, Silveira estava distraído passeando com o cachorro quando foi atacado e não teve tempo para reagir.
Além do homicídio consumado, o denunciado cometeu outra tentativa de assassinato no mesmo dia contra outro pedestre. Entretanto, a segunda vítima sobreviveu. Nesse caso, as qualificadoras são motivo torpe e mediante dissimulação. De acordo com o promotor, o denunciado teria perguntado as horas para o pedestre e, em seguida, sacado uma faca e desferido um golpe nele sem qualquer motivo aparente.
O denunciado, que já tinha antecedentes criminais por homicídio, está preso e informou que vive em situação de rua e que abandonou o tratamento psiquiátrico que estaria fazendo. A vítima que morreu era natural de Praia Grande, em Santa Catarina, e deixou esposa e um enteado de 11 anos.