Em alusão ao mês das mulheres, Sônia Regina Cabral Madi, coordenadora do Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Pravivis), recebeu uma homenagem na manhã desta segunda-feira (18), no Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul. A cerimônia contou com a presença do deputado estadual Pepe Vargas, que concedeu à médica a Medalha da 56ª Legislatura, honraria destinada para pessoas que contribuem com a sociedade dentro das próprias áreas de atuação.
Durante a cerimônia, o deputado pontuou que o trabalho de Sônia e da equipe do programa demonstra que é possível enfrentar a violência contra a mulher e acreditar que, no futuro, essas situações serão findadas.
— Não temos ainda uma equidade, uma igualdade de gênero, o que é inadmissível, e imagino que o pior dessa ausência está na violência contra as mulheres — mencionou o deputado.
Pravivis
O programa de atendimento começou em 2001, com o acolhimento de gestantes que desejavam interromper a gravidez, conforme previsto em lei. Para Sônia, o Pravivis cresceu e, atualmente, se tornou referência, oferecendo atendimento humanizado às mulheres em situação de aborto e acolhendo casos de interrupção de gravidez em casos de violência sexual, doença materna grave (que põe em risco a vida da gestante) e por motivo de interrupção terapêutica (fetos com doenças incompatíveis com a vida extrauterina).
— O Pravivis é referência tanto no atendimento das vítimas de violência sexual como também para fornecimento de parecer médico e consultoria, em casos de gravidez de alto risco. Só quem sofreu uma violência sexual sabe o que é a dor dessa violência. Coordenar um serviço maravilhoso como esse e devolver nem que seja uma única estrela ao mar, é salvá-las — afirmou a médica.
O programa tem atendimento nas áreas de ginecologia, obstetrícia e infectologia. As pacientes têm acesso aos serviços de psicologia, enfermagem e serviço social. Além disso, também há coleta de exames, fornecimento de medicamentos e informações sobre aspectos legais.
— É um trabalho da mais alta complexidade, esse atendimento humano que recupera as pessoas, que devolve a dignidade a elas. Um trabalho que pode tornar o mundo um pouco melhor — afirmou o diretor do HG, Sandro Junqueira.
A solenidade de entrega foi realizada no auditório do HG e contou com as presenças de Junqueira, da deputada federal Denise Pessôa, das vereadoras Rose Frigeri e Estela Balardin, representando a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, e da suplente de vereadora Cleo Araújo.
Sônia Regina Cabral Madri
Formada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Obstetrícia, a média tem um extenso currículo em cursos de aperfeiçoamento sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), HPV, ginecologia infantojuvenil e mortalidade materna, entre outros.
Atualmente é professora da Unidade de Ensino Médico Tocoginecologia do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e médica consultora do Ipas Brasil.