Gramado se soma à mobilização nacional na busca ativa de casos de sarampo e rubéola. Até o próximo domingo (24), as unidades municipais de saúde, o Hospital Arcanjo São Miguel e a Unimed irão entrevistar os moradores que buscam atendimento para saber se nos últimos 30 dias tiveram sintomas das doenças.
A ação tem como objetivo identificar possíveis casos que não tenham tido atendimento médico, além de documentar a ausência de episódios no último mês. A campanha atende ao chamado do Ministério da Saúde para que municípios e estados se atentem às doenças.
Aqueles que ainda não se vacinaram com a tríplice viral (vacina indicada para sarampo, caxumba e rubéola) podem receber o imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Caic, Centro e Floresta ou nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) Várzea, Carlos Altreiter Filho e Pórtico, em Gramado. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 07h30min às 17h (o horário varia conforme a unidade de saúde).
A vacina é oferecida nas salas de vacinação nos seguintes esquemas:
- Para pessoas de 12 meses a 29 anos de idade: duas doses conforme situação vacinal encontrada;
- Para pessoas de 30 a 59 anos de idade: uma dose, conforme situação vacinal encontrada;
- Quem já tem uma ou duas doses comprovadas, conforme a idade, não precisa se vacinar novamente.
Panorama regional é estável, mas exige atenção
Segundo Tatiane Fiorio, responsável pela 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), não há casos de sarampo e rubéola na Serra. Contudo, a busca ativa segue como estratégia de controle da situação.
— Todas as cidades da Serra foram orientadas a realizar a ação. Apesar de não reportar diretamente à CRS, as equipes de controle epidemiológico estão atuando no reconhecimento de possíveis episódios das doenças.
Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde faz a busca de pacientes com sintomas pela análise dos prontuários das UBSs. A pasta prevê uma capacitação com servidores sobre o tema neste ano. Os moradores podem receber a tríplice viral todas as quartas, nas UBSs da cidade, das 07h30min às 21h (o horário varia conforme a unidade de saúde).
Sintomas
Os sintomas do sarampo são febre, manchas vermelhas no corpo, acompanhadas de um ou mais sintomas como tosse, coriza ou conjuntivite. A rubéola também apresenta febre e manchas vermelhas no corpo, além de aumento de gânglios atrás da orelha, na nuca ou pescoço.
Qualquer pessoa que tenha apresentado esses sintomas nos últimos 30 dias deve procurar a Vigilância em Saúde do município.