A Polícia Civil de Vacaria investiga as mortes de uma família com suspeita de intoxicação de gás causado por um gerador de eletricidade. Até o momento foram confirmadas as mortes de Cíntia de Moraes Costa, 36 anos, e das filhas dela Samara Costa da Silva, três anos, Cintia Maria Costa da Silva, 11, e Ana Júlia Costa da Silva, 15. Outros dois filhos, Vitória Costa da Silva, sete, e Elias Costa, nove, além do companheiro da mulher, Maique Santos da Silva, de 31 anos, estão internados em estado grave. A família foi encontrada na casa onde mora, na Rua Noel Rosa, no bairro Vitória, em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, na manhã deste domingo (10).
De acordo com o delegado Anderson Silveira de Lima, responsável pelo caso, quando a guarnição chegou no local, por volta das 8h30min, encontrou a mulher sem vida, um forte cheiro de gás em todo o ambiente e um gerador de energia dentro da residência. Vizinhos relataram à polícia que o equipamento costumava ficar do lado de fora da casa.
— A nossa suspeita inicial é de que seja morte acidental decorrente de um gerador de energia que eles tinham, que era deixado sempre fora de casa e nesta noite, não se sabe por qual motivo, teriam resolvido colocar dentro da casa, talvez por medo de furto no local. Então, nossa principal linha é a intoxicação acidental — afirma o delegado Anderson de Lima.
Ainda conforme o policial, uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Caxias do Sul foi enviada até Vacaria para ajudar na investigação. A partir do resultado da necropsia dos corpos será possível determinar as causas das mortes.
Para contribuir com a confirmação da hipótese, serão periciados celulares e roupas das vítimas, além do gerador de eletricidade. Familiares e vizinhos da família serão ouvidos para colaborar com a elucidação dos fatos.
Relembre o caso
Cíntia de Moraes Costa, 36 anos, foi encontrada morta por volta das 8h30min deste domingo (10), dentro da casa onde morava com o companheiro e os cinco filhos, em Vacaria. Os filhos e o companheiro dela foram socorridos e encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira (HNSO), em Vacaria. Três morreram na instituição de saúde, conforme o delegado da Polícia Civil Anderson Silveira de Lima. Samara Costa, três anos, Cintia Maria Costa, 11, e Ana Júlia Costa, 15, são os que morreram no hospital.
As crianças Vitória Costa, sete anos, e Elias Costa, 9 anos, além do companheiro da mulher, de 31 anos — que não é o pai das crianças —, permanecem internados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o namorado da adolescente de 15 anos chegou no local e estranhou a demora da família para abrir a porta. Ele conseguiu entrar na casa e encontrou todos desacordados. O jovem chamou os socorristas e a Brigada Militar (BM). Quando as guarnições chegaram, a mulher já estava sem vida.