A Rota do Sol está passando por obras para corrigir um problema histórico e bastante conhecido dos motoristas no km 15 da RS-486, em Itati. Trata-se de uma depressão de grande porte, que ocupa as duas pistas no trecho que fica junto ao pé da serra.
A vala começou a surgir pouco tempo depois da entrega da estrada, inaugurada em 2007. O ponto fica na transição entre o relevo acidentado e elevado da Serra e a planície do Litoral. Além disso, de um lado da estrada há a encosta e de outro o Rio Três Forquilhas.
Especialistas consultados pelo Pioneiro em outras ocasiões apontavam que essas características canalizam a água que desce a Serra em direção ao rio, o que contribui para o encharcamento do terreno. Por conta disso, ao longo do tempo, houve o rebaixamento do solo, criando a depressão.
Apesar do incômodo e do risco causado aos motoristas, é a primeira vez que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) realiza uma correção do problema. Em outras ocasiões, foram adotadas medidas para suavizar a passagem pelo trecho e também implantação de sinalização de alerta. Agora, de acordo com o Daer, ocorre a renovação das camadas de asfalto, com a correção do desnível.
As obras são coordenadas pela superintendência regional do Daer em Osório e ocorrem dentro de um contrato de R$ 14 milhões para a manutenção da rodovia em todo o trecho do Litoral Norte. O trabalho está previsto para terminar até o fim de fevereiro. É importante que os motoristas tenham atenção redobrada ao circular pelo ponto.