Iniciada em maio de 2023, a obra de revitalização do acesso ao bairro Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, está 30% concluída. Esse dado foi informado por uma comitiva da prefeitura, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e da Aura Terraplanagem e Pavimentações, empresa responsável pela execução, durante uma visita técnica com a imprensa na tarde desta quinta-feira (1º).
Nesse momento, conforme o engenheiro responsável da Aura Terraplanagem e Pavimentações, Ivan Bonet, os trabalhos estão sendo executados em diversas frentes, principalmente na Avenida Cristiano Ramos de Oliveira e Alexandre Rizzo, além da Rua Nilceu de Melo Catarina. Durante a visita, foi possível perceber que equipes seguiam trabalhando no alargamento da Alexandre Rizzo, que deve receber a primeira camada de asfalto até março. Nesse mesmo ponto, também segue sendo feito o deslocamento do cabeamento da rede elétrica para os novos postes de iluminação e já foi feita parte da obra de drenagem.
Ao mesmo tempo, o Samae também moderniza a tubulação nas ruas do Desvio Rizzo. Segundo o diretor-presidente da autarquia, Gilberto Meletti, já foram instalados 2,2 mil metros de rede de esgotamento sanitário, equivalente a 17,9% do previsto, e outros 1,4 mil metros de rede de drenagem pluvial, 31,36%.
Já o diretor de projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Reinaldo Toscan Neto, disse que a obra atrasou um pouco em virtude das chuvas que atingiram a região no segundo semestre do ano passado. De acordo com Toscan Neto, outra situação que por vezes emperra o trabalho é a desapropriação de 27 terrenos, no valor aproximado de R$ 2 milhões. Inclusive, há construções em áreas irregulares.
— A gente sempre tenta tratar isso com o maior diálogo possível, porque não queremos impor nada para ninguém. Chamamos para conversar, explicamos a situação e importância da obra, mas tem alguns locais que estamos enfrentando dificuldades. Se a gente tiver que parar a obra para esperar alguma desapropriação, pode ter algum atraso. Acredito que vamos ter sucesso — disse o diretor da Smosp.
Mesmo assim, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) estima que a obra possa ser concluída antes do prazo, previsto para dezembro de 2024.
— Eu acredito que a gente consiga entregar antes, até porque as previsões nos dão conta que a partir de abril este efeito das chuvas deve mudar significativamente, e quem sabe a gente possa trabalhar o inverno com regularidade — afirmou Adiló.
As ruas que passam pelas obras seguem com restrições para o fluxo de veículos. Na Avenida Cristiano Ramos de Oliveira, entre as ruas Arcângelo Rizzo e Orácio Damianni e entre as ruas Orácio Damiani e das Rosas, o acesso é permitido apenas às residências e ao comércio no trecho.
A obra
Idealizado em 2009 e apresentado oficialmente em novembro de 2014, o projeto de revitalização do acesso ao Desvio Rizzo contempla melhorias viárias e de paisagismo em dois quilômetros da Avenida Alexandre Rizzo, entre o entroncamento com a RS-453 e o cruzamento com a Rua das Rosas.
A Rua Cristiano Ramos de Oliveira e vias do entorno também ganharão novo asfalto, com qualificação de calçadas e sinalização. Além disso, o canteiro central terá tratamento paisagístico e urbanístico com árvores, pista de caminhada, ciclovia e academia da melhor idade. O investimento é de R$ 40 milhões, com recursos do Estado, de financiamento obtido pelo município e do Samae. Segundo o prefeito, a obra está dentro do valor orçado.