Caxias do Sul se prepara para receber milhares de visitantes na 34ª edição da Festa da Uva. Com o tema “Caminhos e Lugares”, o maior evento do município promete interagir com o público ao contar a história da expectativa dos imigrantes italianos com o que encontrariam em terras brasileiras.
Essa será a tônica dos seis desfiles que irão percorrer a Rua Sinimbu, em um dos momentos mais aguardados pela rainha Lizandra Mello Chinalli e as princesas Eduarda Ruzarin Menezes e Letícia de Carvalho.
No Parque Mário Bernardino Ramos, shows nacionais, exposição e distribuição de uvas irão atrair o público em uma nova formatação que, o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, espera surpreender o visitante deste ano.
A Vila dos Distritos, que tradicionalmente recebe apresentações típicas, tem uma novidade: o polentaço e saguzaço. Receitas tradicionalmente italianas que serão reproduzidas em grande quantidade aos sábados.
O Pioneiro ouviu organizadores e expositores da festa que se inicia nesta quinta-feira (15) e segue até 7 de março. Eles contaram sobre suas expectativas:
Fernando Bertotto
Presidente da Comissão Comunitária
— Vai ser uma festa com bastante alegria, bastante interação com o público, muita uva, música e animação. O público vai se surpreender com espaços renovados e aquilo que vamos apresentar de diferente nos espaços de moda, inovação e agricultura familiar. É uma formatação diferente do que acontecia em toda a história da festa. Será um passeio para a família, que vai poder aproveitar interações voltadas ao público infantil, como o Festival Téti. Temos uma expectativa muito boa de público, com a alimentação no meio da festa. Independente de por onde entrar, seja pelo pavilhão 2 ou pelo Centro de Eventos, a área de alimentação estará no meio da festa, então o visitante vai poder aproveitar a gastronomia com os palcos no entorno.
Cristina Calcagnoto
Diretora de cultura e desfiles
— Veremo um desfile cênico emocionante de muito envolvimento comunitário com a festa. São mais de 600 pessoas que querem levar a alegria da sua comunidade para o desfile que comemora os 150 anos da imigração italiana. São sempre variações de um mesmo tema e vamos contar de uma maneira muito alegre e festiva. Nossa ideia é que a partir de um maior envolvimento comunitário podemos reaproximar nossos habitantes.
Lizandra Chinalli
Rainha da Festa da Uva
— Espero uma festa muito alegre e que todos os visitantes se sintam acolhidos por nós. Nos dedicamos muito para a divulgação da festa e esperamos um público muito feliz que vai ser recebido por nós em uma festa com muita uva, música e tradição. A festa é da comunidade, feita e pensada para ela, teremos muita interação para o público de fato viver a Festa da Uva. Desfilei em 2012 e 2014, então o desfile é um momento muito esperado por mim.
Sandro Camargo
Diretor da Vila dos Distritos
— Esperamos vender o dobro da edição passada quando foram 15 mil pratos de queijo, salame e polenta. Vamos ter um palco aberto para quem quiser se apresentar. Esse ano teremos uma novidade que é o saguzaço e o polentaço dentro da Vila dos Distritos que faz as receitas em uma grande quantidade e oferece aos visitantes.
Eloísa Tondo
Diretora social
— Esperamos que a Festa da Uva possa mostrar a pujança de Caxias do Sul, nosso tema se refere a Caminhos e Lugares e marca o desejo dos imigrantes em encontrar uma terra fértil e próspera. Quando chegaram não era tudo aquilo que imaginavam, mas hoje podemos dizer que realmente Caxias é a “cucagna” dos imigrantes.
Ademir Zanrosso
Produtor e comerciante de uvas
— A Festa da Uva sempre faz aumentar as vendas e esse não será diferente. Todos sabem que a safra será menor por conta do clima, mas a qualidade está melhorando ao passar dos dias, principalmente pela ocorrência de sol e calor. Será uma qualidade boa e que todos ficarão satisfeitos.