A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Forqueta, de Caxias do Sul, conta, agora, com consultas em todos os dias da semana. A ampliação do atendimento foi possibilitada pela inserção da unidade na política de Estratégia Saúde da Família (ESF), que garante que um médico esteja habilitado para atender todos os integrantes de um núcleo familiar, ou seja, crianças, adolescentes, homens, mulheres (incluindo consulta ginecológica) e idosos.
A novidade, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), beneficia os cerca de 3,9 mil usuários cadastrados na UBS Forqueta. Além do médico com carga horária de 40 horas semanais, a Estratégia conta com enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (que já atuavam na unidade).
O objetivo desta política, segundo a prefeitura, é ampliar a interação com a família como um todo, acompanhando a situação de cada um e priorizando as ações de proteção e recuperação da saúde. O formato foi implantado há cerca de 15 dias e agilizou as demandas para as áreas de pediatria e ginecologia, cujos pacientes, anteriormente, poderiam ser encaminhados para outras unidades da região, como a UBS do Desvio Rizzo.
A diarista Valquiria Rodrigues, 55 anos, aprovou a mudança. Ela buscou o atendimento para a neta Milena, 12.
— Como ela é médica da família toda, se precisa de pediatra, ela atende, e ginecologia também, porque ninguém escolhe o dia que vai ficar doente. Para nós aqui do bairro ficou muito bom — disse Valquíria.
Para a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, o formato também aumenta o vínculo do profissional com a comunidade.
— Estamos focados em qualificar e ampliar os atendimentos, como forma de trabalhar a promoção da saúde e a prevenção — justificou.
A unidade de Forqueta se somou a outras 26 UBSs de Caxias que contam com a Estratégia Saúde da Família.