Servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizaram uma operação na Penitenciária Estadual do Apanhador, entre Caxias do Sul e São Francisco de Paula nesta quinta-feira (15). Descrita como uma revista pontual, a operação teve como objetivo manter a ordem e a disciplina após o aumento de crimes violentos na Serra, de acordo com o órgão estadual. Celulares e carregadores foram apreendidos. Foi a sétima operação do tipo na Serra somente neste ano.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS), a operação contou com 80 servidores penitenciários, junto do efetivo da própria unidade prisional. No total, 278 presos e 36 celas foram revistados. Entre os itens apreendidos estão celulares, chips, pen drive, bateria, carregadores, fones de ouvido e porções de substâncias semelhantes a maconha e cocaína. A quantidade não foi informada.
O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo em exercício, Cesar Kurtz, explica que as revistas têm sido intensificadas em todo o sistema prisional, com objetivo de ampliar a segurança e auxiliar o combate à violência, especialmente na região de Caxias do Sul.
— Outras operações já foram efetivadas em Caxias este ano, justamente pela necessidade de enfrentamento à onda de criminalidade, em ações conjuntas com as forças de segurança, através do programa RS Seguro. Assim como na Serra, as revistas são recorrentes em todas as unidades do Estado, com vistas à manutenção da ordem e da disciplina — afirma Kurtz.