Com chuva de granizo e ventos fortes, a tarde desta quarta-feira (3) registrou uma mudança brusca no clima de verão. No início da tarde, o sol chegou a brilhar por algumas horas, antes de dar lugar às nuvens escuras e a uma chuva forte que atingiu Caxias do Sul.
Diversos bairros tiveram impacto em decorrência da precipitação. No bairro Parque Oásis, o Juventude precisou encerrar mais cedo o treinamento, já que o Centro de Treinamentos (CT) do clube teve o gramado tomado por pequenas pedras de granizo. Já no bairro Pio X, a Perimetral registrou um princípio de alagamento, nas proximidades da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, mas a água já baixou, de acordo com a assessoria de imprensa da pasta.
No bairro Fátima, a Avenida Rubem Bento Alves registrou alagamentos em frente a uma loja de tintas. Na Rua Doutor Mário Lopes, a Brigada Militar informa que a via está totalmente alagada. Na entrada do bairro Parque Oásis, pela Rota do Sol, uma árvore bloqueia a pista. Entre os bairros Santa Fé e Serrano, pela Rota do Sol, há uma árvore caída, impactando o trânsito.
No bairro Nossa Senhora de Lourdes, a Rua Luiz Michielon está com ponto de alagamento, assim como a Avenida França e a Rua Valentim Comerlato, do bairro Bela Vista. O bairro Nossa Senhora das Graças, próximo à Visate, está totalmente alagado.
No Centro, na Rua Vinte de Setembro, esquina com a Rua Venâncio Aires, próximo da rodoviária, o alagamento na via quase alcançou a altura de um contêiner de coleta orgânica. Na Avenida Júlio de Castilhos, próximo ao monumento Imigrante, há alto acúmulo de água.
Na BR-116, no sentido Caxias do Sul/São Marcos, há registro de alagamentos, assim como na Perimetral Norte e em pontos do bairro Planalto. Ainda na Perimetral Norte, em frente à Eiffel, parte do asfalto cedeu.
De acordo com a Climatempo, uma estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 46,8mm de chuva nas últimas seis horas. Por volta das 17h, foram registrados 44,8mm.