Valendo a partir desta semana, a vacina contra a covid-19 passa a integrar o calendário de rotina para crianças de seis meses a quatro anos completos em Caxias do Sul. A mudança segue a nova estratégia de vacinação adotada em todo Brasil. Para estar em dia com a imunização, é necessário que esse público tome três doses da vacina.
Bebês e crianças de até quatro anos podem ser levados para vacinar, por agendamento, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê, onde as salas de vacina funcionam das 8h às 19h. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) aguarda receber mais doses destinadas às crianças para poder ampliar os locais de vacinação.
Além disso, outra nova orientação do Ministério da Saúde é para pessoas de cinco anos ou mais em geral: elas terão esquema vacinal considerado completo caso tenham recebido duas doses, sem precisar de mais doses de reforço. Para grupos prioritários, com mais risco de desenvolver formas graves da covid-19, é recomendada uma dose anual ou semestral, independentemente do número de doses prévias recebidas. Com isso, passa a valer a recomendação de uma dose a cada seis meses para gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos.
A nova estratégia também contempla trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas de menos de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, além de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, pessoas em situação de rua e funcionários do sistema de privação de liberdade. Para esse público, passa a ser recomendada uma dose ao ano.
Onde ir e como agendar
Público infantil no calendário vacinal de rotina: de seis meses a quatro anos
Orientação: três doses no total (com intervalos de quatro semanas entre 1ª e 2ª doses e de oito semanas entre 2ª e 3ª doses). Crianças dessa faixa etária que já tomaram as três doses não precisam repetir.
Onde e quando ir: agendar nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê.
UBS Cinquentenário: (54) 3901-2313 ou (54) 3901-2314 e WhatsApp (54) 99911-4582
UBS Cruzeiro: (54) 3901-1211
UBS Desvio Rizzo: (54) 3901-7906
UBS Vila Ipê: (54) 3901-1455 e WhatsApp (54) 98434-6176
Recomendação para demais públicos prioritários:
- Gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos.
Orientação: uma dose a cada seis meses. - Trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas de menos de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua.
Orientação: uma dose ao ano.
Onde e quando ir: segundas e sextas nas seguintes UBSs: Centro de Saúde, Cristo Redentor, Fátima Alto, Planalto, Planalto/Rio Branco, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José e Serrano: das 8h às 15h. Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê: das 8h às 19h.
Orientação para outros públicos:
- Pessoas de cinco anos ou mais nunca vacinadas: podem tomar duas doses (intervalo de quatro semanas entre cada uma).
- Pessoas de cinco anos ou mais que só tomaram uma dose: podem tomar mais uma dose.
Onde e quando ir: segundas e sextas nas seguintes UBSs: Centro de Saúde, Cristo Redentor, Fátima Alto, Planalto, Planalto/Rio Branco, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José e Serrano: das 8h às 15h. Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê: das 8h às 19h.
- cinco a 11 anos: agendar nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Vila Ipê.
- 12 anos ou mais: segundas e sextas nas seguintes UBSs:
Observação: crianças de cinco anos ou mais que tomaram no mínimo duas doses e não fazem parte de nenhum grupo prioritário não precisam tomar reforços.