A pouco mais de 15 dias para o início da 34ª Festa Nacional da Uva, chama atenção a pouca divulgação do maior evento de Caxias do Sul pelas ruas da cidade. Inclusive, essa demora para a instalação de sinalizações pelas ruas foi admitida pelo presidente do evento, Fernando Bertotto, em entrevista ao programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha Serra, na manhã desta terça-feira (30).
De acordo com Bertotto, o início da veiculação de mídias, tanto em emissoras de rádio e televisão como pelas ruas da cidade, estava previsto para o começo de janeiro. No entanto, os trâmites para a aprovação dos repasses da Lei Rouanet, da Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Rio Grande do Sul e dos R$ 6 milhões da prefeitura de Caxias do Sul, aprovados na última sexta-feira (26), impediram que o cronograma inicialmente previsto fosse cumprido. No orçamento, estava previsto um investimento de R$ 800 mil, que deve diminuir em virtude do atraso.
Conforme o presidente, a partir da próxima segunda-feira (5), ou seja, 10 dias antes do início da festa, a divulgação deve se intensificar com o incremento de ações em veículos de comunicação. Também serão instaladas bandeiras em postes de iluminação nas ruas Sinimbu, Pinheiro Machado e Avenida Júlio de Castilhos. Os pontos exatos das vias ainda não foram definidos. Essas estruturas contarão com o brasão do evento e também com o logo de patrocinadores.
— Eu sempre digo em todos os lugares que a gente tem pecado neste aspecto, mas não é uma má vontade da Festa. Nós vamos ter uma ambientação da Festa. Atrasada, mas vamos colocar — disse Bertotto, durante a entrevista ao Gaúcha Hoje.
Recentemente, foi fechada uma parceria com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) para a instalação de peças publicitárias em tapumes de 30 obras privadas. Outra iniciativa destacada por Bertotto que está auxiliando na divulgação é o Concurso Tirando o Pó, promovido pelo Sindilojas Caxias. A atividade consiste em incentivar os empresários a decorar os estabelecimentos para relembrar os hábitos, costumes, crenças, modo de vida, habitação e lazer dos imigrantes que colonizaram a Serra gaúcha.
O presidente da Festa da Uva acredita que o atraso da divulgação não atrapalhará em nada no evento. A expectativa é de que 200 mil pessoas passem pelo evento, que ocorre de 15 de fevereiro a 3 de março.
— De forma alguma (vai atrapalhar). Eu acho que, independentemente de a mídia ter atrasado, não vai impactar em nada, pelo contrário, vai dar uma força maior na reta final. Estamos a 15 dias da festa e agora quando o pessoal começa a ver essa movimentação de uma forma intensa, eu acho que vai ajudar ainda mais, não vai comprometer em nada.
O evento já está sendo divulgado em carros oficiais da prefeitura de Caxias do Sul e também nos ônibus da Visate e nos caminhões da Codeca. O presidente também disse que já foram instalados pórticos em ruas de grande circulação de veículos, como a Pinheiro Machado e Sinimbu. Já a empresa caxiense Orquídea Alimentos criou uma embalagem alusiva à Festa da Uva, o que também ajuda na divulgação.