Uma comitiva da Festa Nacional da Uva 2024 entregou, nesta terça-feira (23), o convite oficial para o governador Eduardo Leite (PSDB), em Porto Alegre. Durante o encontro, realizado no Palácio Piratini, Leite manifestou o desejo de participar da abertura do evento, marcada para a tarde de 15 de fevereiro, e também de acompanhar o desfile cênico na Rua Sinimbu, previsto para a noite também do dia 15. Mas, diferentemente da visita para a festa em 2022, ele não confirmou presença no evento durante o encontro com os caxienses.
— O governador disse que quer estar na festa, mas que precisa ver a agenda. Foi um encontro bem receptivo, Leite tem uma forma mais descontraída de receber, com formalidades, mas com todos bem a vontade — disse o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto.
Além do convite para estar na abertura, Leite também recebeu uma caixa com produtos locais, incluindo uva, vinho, suco de uva, geleia, chocolate de uva e grostoli. Todos os itens são de Caxias do Sul. Ele também fez uma selfie com a rainha Lizandra Melo Chinali e com as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho.
— O governador é um querido, nos recebeu superbem. Pedimos uma selfie, ele pegou o celular e fez. Ele é um grande fã da nossa cidade, disse que quer prestigiar a festa. Estendemos também o convite para que ele esteja em Caxias com o Thalis (Bolzan), marido dele — disse Lizandra.
A visita ao governador foi um dos compromissos da Festa da Uva na Capital. Mais cedo, durante a manhã, a comitiva esteve no Centro Administrativo Fernando Ferrari, fazendo o convite aos secretários estaduais do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e da secretaria adjunta de Cultura, Gabriella Meindrad, além de diretores das secretarias da Agricultura e do Desenvolvimento Econômico.
À tarde, após a visita ao Palácio Piratini, a Festa da Uva esteve no Banrisul, instituição patrocinadora do evento, e se encontrou com o presidente do banco, Fernando Lemos. O convite para estar na abertura também foi feito para o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, e também ao futuro presidente do Legislativo estadual, Adolfo Brito, que toma posse em 31 de janeiro.
Além do trio e de Bertotto, integraram a comitiva a prefeita em exercício de Caxias do Sul, Paula Ioris, a presidente da Câmara de Vereadores e vice-presidente da Comissão Comunitária da festa, Marisol Santos, Paula Viezzer e Letícia Bachi Mazzochi, da Comissão Social da Festa, os secretários municipais de Turismo, Ricardo Daneluz, de Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, e Desenvolvimento Econômico e Inovação, Élvio Giani.
A abertura da Festa da Uva será no dia 15 de fevereiro, no pórtico dos pavilhões. Ainda não há confirmação das autoridades. Em dezembro, a comitiva esteve em Brasília e fez o convite oficial ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No encontro, Lula disse que tem interesse em voltar a Caxias e participar do evento.