O bairro Serrano foi o mais afetado pelo temporal com granizo que atingiu Caxias do Sul na tarde desta quarta-feira (3). Ao menos cinco casas, na Rua José Tadeu Alves Paim, ficaram parcialmente destelhadas. Parte do bairro também está sem luz após queda de árvores e de fios.
Moradora da rua há mais de 35 anos, a aposentada Rosina da Silva, 63, está com medo de dormir em casa. Ela estava de férias e, no retorno a Caxias do Sul, nesta quarta, quando, ainda estava na estrada, ficou sabendo que a casa tinha sido destelhada.
— Nos avisaram para já nos preparar. Eu cheguei e estava tudo cheio de água na sala. Destelhou toda a cozinha, a sala e a sacada. É muito triste, mas ninguém se feriu, temos saúde para reconstruir — diz Rosina, nervosa com a situação.
Na casa ao lado, Vilson Pacheco, 73, estava em cima do telhado para consertar o que dava. A preocupação do aposentado é que há previsão de mais chuva para esta quinta-feira (4).
— Começou relâmpago, trovão, coisa feia. Depois a chuva de pedra e aquele barulhão. Aí começou a entrar água em casa. As telhas saiam do telhado do vizinho, arrancavam as minhas e iam adiante. Tem telha de todo material. Parte eu não consigo arrumar hoje (quarta) e amanhã vai chover mais — lamenta Pacheco, que mora há mais de 20 anos no local.
Na Avenida Serrano Santo Antônio com a Rua Armindo Luiz Rech uma árvore caiu, derrubando também os fios. A Rio Grande Energia (RGE) está no local e orienta os moradores do entorno, tendo em vista o risco de choque pela água no chão e também o acumulado de granizo. Este não é o único ponto com granizo, passadas horas da chuva. A reportagem também avistou nas calçadas e pátios de casas em ruas do bairro Serrano e do Jardim Eldorado, como José Tadeu Alves Paim, Hernani Algayer e Armando Claudino Canalli.
33 mil pessoas sem luz
Segundo a RGE, 33 mil pessoas estão sem luz, após o temporal, em Caxias do Sul e Flores da Cunha. Em nota, afirmam também que as equipes já estão mobilizadas para reverter a situação.