Devido ao crescimento populacional gradual em Caxias do Sul, os Correios têm feito alterações nos Códigos de Endereçamento Postal (CEPs) na cidade. As mudanças ocorrem por causa da atualização da delimitação atual dos bairros, realizada pela prefeitura em dezembro de 2021. Por conta disso, ao longo dos próximos meses, 36 bairros devem estar com novos códigos. As alterações começaram a ser feitas em dezembro do ano passado e pelo menos 53 logradouros já tiveram os CEPs atualizados.
De acordo com a assessoria dos Correios, os trabalhos de trocas deste ano tiveram sequência assim que o mês de janeiro começou. Desde que as mudanças tiveram início, foram alterados os CEPs de ruas dos bairros Centro, Cidade Nova, Cinquentenário, Colina Sorriso, Jardim América, Madureira, Marechal Floriano, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Pioneiro, Pio X, Pôr do Sol, Reolon, Santa Catarina, Santa Lúcia, São José, São Pelegrino, Tijuca, Universitário e Vinhedos.
Uma nova listagem de logradouros que passaram por alterações na cidade está prevista para ser divulgada pelos Correios na próxima semana.
Alterações de CEPs são comuns
A mudança dos Códigos de Endereçamento Postal é comum e ocorre a partir de novas delimitações de cada bairro, por decisão de autoridades municipais. Ou seja, os CEPs são alterados para acompanhar o crescimento das cidades.
A partir do crescimento e da nova delimitação, os CEPs são alterados para abranger a nova área delimitada pelo município. Por este motivo, uma avenida, por exemplo, pode ter mais de um CEP caso ela atravesse mais de um bairro.
Segundo a Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), não existe uma periodicidade para que as delimitações dos bairros ocorra. A alteração do limite de cada bairro é comumente feita na medida em que ocorrem as expansões da área urbana e, consequentemente, o aumento da população usuária de serviços públicos urbanos em cada região.
De acordo com o técnico dos Correios e especialista em CEP Assis Brasil Machado, para a criação e atualização de um CEP são feitos estudos sobre numeração, análise dos mapas e atualização do Diretório Nacional de Endereços (DNE), o banco de dados dos Correios, criado em meados dos anos 2000, que reúne os códigos. Para fazer as alterações dos códigos, diferentes processos são feitos.
— Depois que recebem as informações oficiais de cada prefeitura, como mapas, leis e outros documentos (sobre as novas delimitações de bairros), os Correios inserem a demanda no cronograma para depois trabalhar nos ajustes de codificação necessários. A criação e atualização de CEPs é um trabalho contínuo, que inclui diversas etapas técnicas — explica Machado.
Como saber se houve mudança de CEP
As alterações que estarão sendo feitas ao longo deste ano, seguem a atual delimitação dos bairros do município, atualizada no dia 2 de dezembro de 2021. Conforme reforça o técnico, é essencial que os moradores estejam atentos sobre as mudanças, para evitar transtornos no encaminhamento de correspondências ou encomendas.
Para saber se o CEP de uma rua foi alterada, os moradores podem consultar online os sites Busca CEP ou Correios. Também é possível se informar sobre mudanças acionando a Central de Atendimento dos Correios (CAC), pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais regiões).